Foto: Sori Galtama

Queima da Lapinha tem pastoril, cortejo e encontro de blocos na Várzea

O Pastoril das Meninas Encantadas renova a tradicional Queima da Lapinha, encerrando o ciclo natalino no bairro da Várzea, nesta sexta-feira (dia 6), quando se comemora o Dia de Reis. Este ano, a partir das 19h, o evento será aberto pelas “Véias do Pastoril”, personagens criados na comunidade por integrantes do folguedo. Após a atuação das “Véias”, haverá apresentação das pastoras, que em seguida desfilam em cortejo, a partir da rua Francisco Lacerda, com destino ao largo da Igreja Matriz do bairro, onde ocorrerá a queima.

Como rege a crença popular, momentos antes da queima, todas as pessoas presentes podem deixar pedidos ao menino Jesus, para que sejam consumidos pelo fogo, e assim, acabem concretizados. Com o ato finalizado, será a vez do encontro com o Bloco Lírico Flores do Capibaribe, que conduzirá o público até a sede do pastoril, abrindo a temporada dos festejos carnavalescos na localidade. A partir daí, o espaço ficará livre para o Frevo que vai ocupar a noite. 

Foto: Sori Galtama

As primeiras apresentações do Pastoril das Meninas Encantadas ocorreram em 2019, resultado da atuação conjunta entre moradores, pais, incentivadores e organizadores. Em janeiro de 2022, o grupo apresentou as “Véias do Pastoril”, personagens até então inéditas em pastoris. Em suas apresentações, as “Véias” figuram como guardiãs dos valores das mulheres, levantando a bandeira do empoderamento feminino.

O Pastoril das Meninas Encantadas é uma homenagem a Dona Maria de Badeco, antiga moradora e organizadora de pastoril na rua Francisco Lacerda, que faleceu em 2009. Figurinos e adereços, desde a concepção até a produção, são feitos por moradores do bairro, familiares de integrantes, vizinhos e amigos da comunidade.

A Queima da Lapinha da Várzea é realizada pelo Peixe Beta Espaço Cultural, mães, pais, vizinhos e amigos da comunidade. O evento tem apoio do Simpere (Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife), Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco) e do Bloco Lírico Flores do Capibaribe.

SERVIÇO: QUEIMA DA LAPINHA DA VÁRZEA

DIA: sexta-feira – 06/01

HORA: a partir das 19h

Local:  Rua Francisco Lacerda, 131 – cortejo até a Igreja Matriz da Várzea


05/01/2023 às 16:26 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Edifício Holiday, em Boa Viagem, vai a leilão no próximo dia 22

Foto: Priscilla Melo/DP