Foto: Andros Silva

Jaboatão entre as maiores economias do Nordeste, segundo estudo IPC Maps 2025


Jaboatão dos Guararapes ganhou destaque ao aparecer como a única cidade não capital do Nordeste presente no top 10 dos maiores resultados de consumo econômico da região. O levantamento foi divulgado pelo portal Movimento Econômico e tem como base dados da IPC Marketing Editora, responsável pelo estudo IPC Maps 2025.

Segundo o relatório, o município alcançou um volume de R$ 23,28 bilhões em consumo anual, com um Índice de Potencial de Consumo (IPC) de 0,28554. No ranking nacional, Jaboatão também chamou atenção, ficando na 45ª colocação entre todas as cidades brasileiras.

Um dos fatores que ajudam a explicar o desempenho da cidade é o crescimento expressivo do setor logístico. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jaboatão é hoje o maior polo logístico do Nordeste e o quarto maior do país. São mais de 1 milhão de metros quadrados de galpões logísticos em operação, além de outros 400 mil m² em fase de projeto ou construção. Só esses novos empreendimentos devem receber mais de R$ 1,1 bilhão em investimentos nos próximos três anos.

Esses condomínios logísticos abrigam empresas de pequeno, médio e grande porte, tanto nacionais quanto internacionais. Nomes de peso como Carrefour, FedEx e, mais recentemente, Shopee, têm se instalado na cidade, contribuindo diretamente para a geração de milhares de empregos em Jaboatão dos Guararapes e na região metropolitana.

O prefeito Mano Medeiros comentou os dados com entusiasmo. “Esse resultado reflete o compromisso da nossa gestão com o fortalecimento da economia do município, o que impacta diretamente na geração de emprego e renda. Estar entre as dez maiores economias do Nordeste, sendo a única cidade não capital na lista, só reforça a nossa convicção de que Jaboatão dos Guararapes tem um grande potencial de desenvolvimento econômico. E esse potencial de consumo precisa ser bem aproveitado para garantir ainda mais melhorias e investimentos para a nossa população”, afirmou.



14/07/2025 às 12:51 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Em matéria de desassossego para o comércio internacional Donald Trump é o cara

Foto: Sarah Meyssonnier/POOL/AFP