Divulgação

Caboprev realiza visita aos aposentados e pensionistas com processo de prova de vida atrasado

O Instituto Caboprev retomou o processo de regularização dos aposentados e pensionistas que estão com o benefício suspenso por falta de prova de vida referente ao ano de 2022. A ação foi iniciada em outubro e deverá ser concluída ainda no mês de novembro.

Com o objetivo de normalizar essa situação, a equipe da autarquia entrou em contato via telefone com os beneficiários e segurados e também visitou os endereços das pessoas desse grupo para verificar o motivo do atraso. Do total de 100 bloqueados, o Caboprev identificou 8 óbitos e ainda vai analisar a situação de 30 pessoas que estão com o pagamento retido. Atualmente o instituto de previdência possui 1.502 aposentados e 349 pensionistas.

A prova de vida é obrigatória e deve ser realizada anualmente no mês do aniversário do aposentado ou pensionista. Quando não é feita no período correto, o segurado tem o pagamento do seu provento suspenso até o efetivo cumprimento da obrigação.

Com a comprovação de vida realizada de forma regular, o instituto consegue manter a sua base de dados atualizada. Além de evitar possíveis fraudes como pagamentos indevidos, corrigir distorções e garantir o acompanhamento dos beneficiários por meio de informações reais. “O Caboprev, através dessa ação, garante a legitimidade dos pagamentos e identifica situações até então despercebidas por parte dos segurados e beneficiários. É um trabalho que depende de todos, principalmente dos maiores interessados, os servidores aposentados e demais usuários do sistema”, destacou o diretor-presidente do Instituto, Albérico Rodrigues.

Uma das aposentadas contempladas com a visita do Caboprev foi Rilda Barreto, de 74 anos, que estava com o pagamento suspenso desde o mês de julho, mas teve o seu benefício liberado após a realização das etapas da prova de vida virtual pela equipe do Instituto. “Agradeço demais a presença do Caboprev aqui em casa para me alertar sobre essa situação. Eu não sabia que estava atrasada”, comentou.

Como fazer?

O beneficiário deve fazer a comprovação de vida pelo sistema Caboprev Online, acessando o site: https://caboprevonline.app.br. Durante as etapas, são solicitadas as informações pessoais e algumas fotos mostrando o RG (frente e verso), o rosto do portador do documento e, por fim, o registro do comprovante de residência atualizado. Em caso de dificuldade no uso do aplicativo ou da impossibilidade de deslocamento ao Instituto, o segurado deverá agendar o atendimento domiciliar por meio do telefone 3521-2324 (whatsapp).

10/11/2022 às 15:34 – Por Thatiany Lucena

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Deputado Joel da Harpa inicia diálogo com cidadãos do Cabo de Santo Agostinho em Seminário de Segurança Pública

Cotado como possível candidato à prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o deputado estadual Joel …