Foto: Peu Ricardo

Novas viaturas do Detran-PE e sistema de dados por celular aprimoram o monitoramento do trânsito

Para modernizar e agilizar os trabalhos de fiscalização e monitoramento das vias, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), André Trajano, liberou para uso 31 novas viaturas destinadas a operações de segurança viária. Por ocorrer em março, mês dedicado a mulher, as primeiras unidades foram entregues a agentes de trânsito femininas. Além dos novos veículos, o órgão passa a utilizar o e-Operacional, sistema utilizado por celular, que acelera a consulta e os registros de autuações.

O e-Operacional, vai facilitar a atuação dos agentes, por permitir consultas mais ágeis, autuações on-line, além de permitir a inclusão de medidas administrativas. “Todo o sistema do Detran-PE estará disponível na palma da mão, agilizando o acesso e o registro de procedimentos”, explica Trajano. O sistema foi desenvolvido pela área de informática do Detran-PE e posteriormente será possível disponibilizar para municípios conveniados, que tenham interesse em se integrar. Nas futuras atualizações deverá passar a contar com geolocalização em tempo real.

A nova frota é composta por 29 veículos SUV, marca Renault, modelo Duster, e duas picapes Fiat Toro, todos equipados com sinalização acústica (sirenes) e visual (luzes intermitentes coloridas). Eles serão utilizados pelos 220 agentes de trânsito que integram o efetivo da Fiscalização do Detran-PE. Na parte externa possuem as cores amarela, laranja e preto.

Os veículos trazem as marcas do órgão, da Fiscalização de Trânsito, além do Governo de Pernambuco e da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura. As novas viaturas passam a integrar a frota do Detran-PE que ainda possui 26 motocicletas que também serão substituídas, a partir do próximo mês, por novas unidades.


25/03/2024 às 12:12 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Deputado Joel da Harpa vota contra Medalha Antirracista para Anielle Franco: “Homenagens devem reconhecer ações significativas”

Fotos: Divulgação e Luna Costa