“Há aproximadamente dois meses, fui nomeado assessor no gabinete do prefeito do Recife, João Campos”

Daniel Alves, ex-vereador do Jaboatão, que ficou ainda mais conhecido na cidade após sair candidato a prefeito nas últimas eleições, obtendo mais de 80 mil votos, atualmente trabalha na Prefeitura do Recife. Em entrevista ao Blog do Andros, ele contou que há dois meses foi nomeado assessor no gabinete do prefeito João Campos, do PSB. “No momento estou dedicado a apresentar dois projetos para o prefeito João Campos, um na área de segurança pública, chama-se “Ruas Seguras” e o outro na área da leitura, com foco nos transtornos psicológicos causados pela pandemia”, adianta.

Mesmo trabalhando na capital, Daniel continua morando no bairro de Cajueiro Seco, “há mais de 25 anos, lugar que gosto demais”, faz questão de frisar. Ele não se permite ficar distante da política da terrinha, onde até pouco tempo prestava expediente como parlamentar e conta que no horário da tarde e noite, sempre tem agenda em Jaboatão. “Continuo andando e pensando melhorias para nossa cidade, denunciando o desgoverno instalado aqui por meio do grupo político dos Ferreiras”, ataca.

Os ataques ao prefeito Anderson Ferreira não foram predominantes, mas lógico que não faltaram, como já era esperado. “Jaboatão também recebeu a Operação Desumano da Polícia Federal, que levou computadores da prefeitura e investiga crimes contra o recurso do Governo Federal para o combate ao coronavírus, inclusive os respiradores do CTTC de Jaboatão (Centro de Triagem e Tratamento do Coronavírus) foram os mesmos testados em porcos”, disse quando questionado como encarava os escândalos envolvendo o PSB, sigla do gestor recifense.

Daniel ainda encontrou espaço para mandar um recado ao presidente da Casa Legislativa do Jaboatão, Adeildo da Igreja, falou o que pensa sobre um site que vive para atacá-lo em suas publicações, teceu elogios aos vereadores Eneias Marcelo, Nando Ceres e Jacinta e comentou o especial deste Blog, intitulado “Raio-X da Câmara do Jaboatão”, onde revelamos que a Vidal de Negreiros, em 2020, aprovou apenas 3 projetos, um deles para aumentar o salário dos vereadores, incluindo o dele, à época.

Andros Silva – Você foi vereador do Jaboatão, o mandato acabou, o que anda fazendo da vida Daniel?

Daniel Alves – Há aproximadamente dois meses fui nomeado assessor no gabinete do prefeito do Recife, João Campos, o trabalho tem sido de forma remota para a maioria das secretarias devido à pandemia. No momento estou dedicado a apresentar dois projetos para o prefeito João Campos, um na área de segurança pública, chama-se “Ruas Seguras” e o outro na área da leitura, com foco nos transtornos psicológicos causados pela pandemia, criar em determinados espaços públicos oportunidades de leituras, através de distribuição e trocas de livros. A ideia é implantar pontos de leituras nas paradas de ônibus, praças e parques da cidade.

E após as obrigações com o trabalho, aonde dedica o “tempo livre”?

No horário da tarde e noite sempre tenho agenda em Jaboatão. Continuo andando e pensando melhorias para nossa cidade, denunciando o desgoverno instalado aqui por meio do grupo político dos Ferreiras.

Um site publicou que você recebe salário da Prefeitura do Recife e não presta serviço. Você tomou conhecimento da publicação? Este mesmo site disse certa vez que seu salário na gestão João Campos chegava a casa dos 20 mil reais.

Temos informações para quem esse site trabalha, logo, para mim não tem importância nenhuma o que eles publicam. Já tentaram manchar minha história tantas vezes e eu estou aqui conquistando a cada dia meu espaço. Existe uma máxima: “Falem de bem ou mal, mas falem de mim.” Consciência tranquila e foco na luta por dias melhores.

Então seu salário na Prefeitura do Recife não chega a ser 20 mil? Seria inconveniente perguntar valores Daniel?

Não tenho problema em responder, sou agente público, formado e pós-graduado, assumi uma função de cunho técnico e político e todos esses ganhos constam no Portal da Transparência do Recife. Meu salário líquido fica aproximadamente sete mil reais.

Para quem o site trabalha? Para a família Ferreira, seus inimigos políticos em Jaboatão?

Com certeza, o site presta serviços para aqueles que se incomodam com nossa atuação. Achavam que íamos desistir fácil de Jaboatão. Uma batalha foi perdida, mas outras virão e estaremos mais fortes pra vencê-las.

E como seria isso? O prefeito Anderson Ferreira estaria pagando a página para te atacar, no intuito de te prejudicar politicamente na cidade?

De forma alguma falei isso, não posso falar sem comprovação. Mas a informação que recebi que trata-se de um comissionado que trabalha no Complexo Administrativo, já acostumado em criar perfis fakes para atacar adversários e tem esse blog que vez e outra dispara notícias para confundir a população. Porém, não posso aqui afirmar, porque o informante não me apresentou provas da informação repassada.

Mas quando perguntei se o site estaria a serviço da família Ferreira, seus inimigos políticos em Jaboatão, você respondeu “com certeza.”

Com certeza o site presta serviços para aqueles que se incomodam com minha atuação política na cidade, essa foi a resposta. Leia-se qualquer político ou grupo político.

Então para quem um funcionário que trabalha no Complexo Administrativo do Jaboatão estaria trabalhando? Você suspeita qual seria esse grupo político disposto a ir tão longe para te prejudicar?

Andros, recebi uma informação sem comprovação, portanto, não vou ser irresponsável de usar essa informação para acusar ninguém. Uma informação sem provas, trata-se apenas de suspeita, pode não ser também. Agora, se um site insiste em divulgar informações que criam dúvidas sobre mim, só posso pensar que tem a mão de adversários políticos.

“Temos informações para quem esse site trabalha, logo, para mim não tem importância nenhuma o que eles publicam”

Você já tomou alguma atitude em relação as publicações?

Não, na verdade não me senti incomodado com a publicação. De certa forma, o site prestou serviço a população, todo agente público precisa ser transparente. Houve certas insinuações, mas não é um bloguezinho que manchará um histórico de 39 anos de luta, esforço, estudos e fé.

No começo da nossa conversa, você disse que estava atualmente trabalhando na gestão do prefeito do Recife, João Campos, que é do PSB. Como você encara os escândalos envolvendo a sigla Daniel? A gestão passada, sob o comando do Geraldo Júlio, recebeu por sete vezes a visita da Polícia Federal, sem falar na história da compra dos respiradores para porcos, que repercutiu em todo o País.

Não posso responder por ocorrências na capital, sou presidente do MDB Jaboatão e à época atuei como vereador de Jaboatão, no entanto estive totalmente focado nas denúncias de Jaboatão, que também recebeu a Operação Desumano da Polícia Federal, que levou computadores da prefeitura e investiga crimes contra o recurso do Governo Federal para o combate ao coronavírus aqui em Jaboatão, inclusive os respiradores do CTTC de Jaboatão (Centro de Triagem e Tratamento do Coronavírus) foram os mesmos testados em porcos. Estive atento as denúncias apresentadas por Dra. Tereza Duere do TCE-PE (Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco) que solicitou suspensão do contrato com Humanize por irregularidades e superfaturamento no contrato. Denúncias essas, que fechou o hospital de campanha de Jaboatão dos Guararapes que durou apenas um mês e 15 dias. Sobre o Recife o que sei, é o que vejo na imprensa e não vou opinar sobre o que não tenho profundidade. O ex-prefeito do Recife prestará esclarecimentos sobre as denúncias, vamos esperar.

Então neste caso, vamos falar do Jaboatão, seu reduto político. Este Blog publicou um especial, intitulado “Raio-X da Câmara do Jaboatão”. Mostramos em uma das matérias, que a Câmara em 2020, aprovou apenas 3 projetos, um deles para aumentar o salário dos vereadores, os quais você estava entre eles à época. Como se explica isso Daniel?

2020 foi um ano atípico, ano eleitoral e ainda pandêmico. As sessões foram reduzidas, os parlamentares focados nas bases para garantir a reeleição. Eu apresentei dois projetos voltados a questão da pandemia. Lembro que um deles foi uso obrigatório das máscaras nos supermercados, farmácia e transportes públicos. Inclusive, não foi colocado para votação, segundo o presidente (Adeildo da Igreja) era inconstitucional, na verdade não queria me dá o mérito da matéria, a ideia era impedir minha visibilidade devido minha pré-candidatura a prefeito. Depois, sugerir a criação de uma comissão especial para acompanhar as ações de combate ao coronavírus e recursos do Governo Federal na cidade. A comissão não foi aceita e no outro mês a mesma proposta foi apresentada por um vereador da base, a comissão foi aceita e composta apenas por vereadores da base do prefeito que não fiscalizaram nada. Sobre o aumento de salário do prefeito, secretários e vereadores, tentei mobilizar a população através de um abaixo assinado virtual contra o aumento, foi revogado diante tudo que estávamos vivendo na pandemia, mas fui ignorado pelo prefeito, que sancionou a lei e aumentou o salário dele.

Ou seja, a pandemia foi o motivo real para a Câmara ter aprovado apenas três projetos naquele ano? E com a resposta você diz que foi prejudicado, perseguido por Adeildo, presidente da Câmara, que teria vetado o seu projeto?

É fato que a pandemia, sobretudo, no início de 2020 criou um pânico no País. A Câmara ficou sem atividade durante certo período, igual ao TCE-PE , Ministério Público e outros órgãos. Inclusive, lembro que o presidente seguiu a orientação desses órgãos. Ano eleitoral é guerra política, o presidente de fato não colocou meu projeto em votação, isso gerou um vídeo nas redes sociais que viralizou, com minha fala bastante revoltado com a atitude do presidente da Câmara.

Vamos falar diretamente sobre você? Quais os planos para o futuro, vem mesmo candidato a deputado estadual?

Uma candidatura deve nascer do sentimento da população, tenho conversado com nosso grupo, amigos e com os jaboatonenses para sentir se de fato devemos seguir com esse desafio para 2022, ou vamos nos fortalecendo para 2024. Hoje represento o MDB, maior partido do Brasil, temos em Pernambuco dois senadores e o deputado federal, Raul Henry, presidente estadual, sou do grupo e claro devo ouvir o meu líder e se caso eu estiver dentro de um projeto do partido, iremos nos organizar, juntar os amigos e trabalhar para chegar na Alepe. Como deputado ganharemos mais musculatura para disputar à prefeitura mais uma vez em 2024.

Nas últimas eleições, escutei muito, dos mais ligados na política do Jaboatão, que se você fosse candidato a vereador, não seria reeleito, devido a sua forma de agir enquanto parlamentar. Que os votos conquistados por você, mais de 80 mil, não seria mérito seu, e sim da rejeição ao prefeito, que as pessoas viam em você a oportunidade perfeita para tirar Anderson Ferreira do poder, o que você tem a dizer para quem pensa assim Daniel?

Jaboatão tem muitos cientistas políticos, uns afirmam que não seria reeleito vereador, outros dizem que seria o mais votado, vai entender. Só a urna fala a verdade. Diziam que eu não passaria de 30 mil votos e o prefeito seria eleito com mais de 70%, amargou 54% e a oposição por 4% não levou a disputa para segundo turno. Os votos obtidos nas urnas foram por diversos motivo: rejeição ao prefeito, minha atuação parlamentar, minhas propostas, meu vice (Dr. Ulisses Tenório), o que importa é que a população e as lideranças que acreditaram no nosso sonho me consolidou uma liderança política de Jaboatão e nosso objetivo é ganhar mais espaço, unir os jaboatonenses e resgatar nossa cidade em 2024.

Foto: Divulgação

Claro que agora estamos falando de outra eleição, cargos diferentes, mas você acredita que teria o mesmo bom resultado caso venha candidato a deputado ano que vem?

Sim, nova eleição, nova estratégia, numa eleição, podemos ganhar ou perder e/ou perder ganhando. Se não for eleito, ganhamos visibilidade na cidade, mantemos nosso nome na mente das pessoas, quem não é visto não é lembrado. Quero entrar para ganhar, mas caso contrário, nos projetamos para o futuro. Não tenho pressa, quero apenas chegar lá.

Daniel, antes de encerrar, queria voltar a falar da Câmara de Vereadores do Jaboatão. Durante uma sessão plenária recente, os vereadores Eneias Marcelo e Nando Ceres questionaram as obras da Nova Orla do Jaboatão, Nando inclusive pediu a presença do secretário de Infraestrutura, Daniel Nascimento na casa para detalhar o projeto. Você tem acompanhado essa demanda? O que acha do projeto da Nova Orla e como recebeu a atitude dos parlamentares da base governista?

Não conheço o projeto. Li a matéria aqui no Blog do Andros e fiquei feliz pelo posicionamento dos vereadores Enéias e Nando, é exatamente esse o papel do parlamentar. Independente de ser aliado do governo, a população que os elegeu espera de todos uma representação responsável. O vereador Enéias quando solicita informações e apresenta propostas para o projeto, ele fala em nome da população, sobretudo, os idosos, que foi o caso. Não é problema um secretário ir a Câmara e prestar esclarecimentos, isso é bom para o governo. Aproveito para registrar a fala da vereadora Jacinta, quando chama atenção dos pares para a verdadeira função parlamentar. E chamo atenção do presidente Adeildo da Igreja que deveria realizar uma capacitação para os vereadores, ninguém nasceu vereador, é preciso repassar informações sobre regimento, leis, LOA, LDO, lei orgânica da cidade. Me coloco à disposição para ajudar nessa capacitação.

Alves, muito obrigado por reservar um tempo na sua concorrida agenda para falar com o Blog do Andros. Desejo muito sucesso a você em seus projetos futuros e acrescento que este Blog estará sempre de portas abertas para quando você quiser aparecer para falarmos sobre esse tema interessante que é a política.

Eu agradeço demais a você, hoje o único espaço que dá voz a todos, independente de posicionamento político. Aqui fala a liderança política, o professor, o artista… Jaboatão não tem TV, maioria das rádios não realizam debate político, não tem entrevistas, algumas tem compromisso com a gestão e Daniel Alves não é chamado mais para nada, antes sempre fazia participação nas rádios de Jaboatão. Parabéns, por ser um jornalista independente, sério e comprometido com nossa cidade.

12/06/2021 às 11:11 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Entrevista: Jamerson Batera critica governo de Keko do Armazém e avalia papéis de Ricardo Carneiro e Lula Cabral na política do Cabo

Foto: Divulgação