Michelaine Marcia dos Santos, que reside no local há 18 anos, clama por uma solução definitiva. Foto: Andros Silva

Vivendo em área de risco, moradora do bairro de Engenho Velho teme deslizamento: “A qualquer momento tudo pode desabar”


Michelaine Márcia dos Santos, moradora de uma área de risco, localizada no bairro de Engenho Velho, Jaboatão dos Guararapes, está vivendo um verdadeiro drama.

A dona de casa de 39 anos, morando há 18 no local, teme que uma barreira a poucos metros de sua residência, um duplex instalado no final da Rua do Progresso, deslize e arraste junto a casa que reside com o marido e os filhos Sândalo Mário 17, e Gabrielli Larissa de 20 anos. No andar inferior do imóvel os sogros residem.

Moradora acredita que a barreira não resista de pé por muito tempo. Foto: Andros Silva


“Quando está chovendo à noite a gente não consegue dormir, ficamos preocupados, pensando que a qualquer momento tudo pode desabar”, disse Michelaine ao Blog. O medo de entrar para as estatísticas de uma tragédia, não é vivenciado apenas pela mulher responsável por convidar a nossa equipe para conhecer a localidade, é também compartilhado com mais dez famílias. “Todos aqui ficam assim como a gente, preocupados,” garante.

A beira do perigo, moradora espera que o poder público substitua as lonas por um material mais resistente. Foto: Andros Silva

Ela conta que a Prefeitura do Jaboatão esteve no local, inclusive, por conta de uma publicação deste Blog, aplicou lona plástica na encosta como prometido, mas segundo ela, o equipamento não resolve o problema.

“A vegetação cresce, rasga o plástico e logo a barreira está exposta novamente”, alerta. “A água da chuva também arrasta o barro por baixo da lona. A cada dia vai ficando maior a destruição, está tudo rachando”, complementa.

O sonho da mãe de família é que o poder público elimine o perigo, construindo muro de contenção, ou ao menos use a geomanta, um tipo de lona mais resistente, composta de PVC com fios sintéticos, que impede a passagem de água durante o período chuvoso.

A vegetação rompe o plástico, estragando rapidamente o equipamento. Foto: Andros Silva

Postes instalados na colina também geram dores de cabeça

A Neoenergia retirou a fiação elétrica da estrutura comprometida, mas deixou a pilastra fincada no ponto de risco. “Os trabalhadores da empresa disseram que não tem como retirar”, afirmou Michelaine. “Gera ainda mais perigo, pois pode cair junto com a barreira”, cogita.

Funcionários do grupo privado do setor elétrico chegaram a colocar novos postes na parte do terreno mais afastada da área perigosa, porém há meses não voltaram ao local para finalizar o serviço e levar energia para os equipamentos. “Estamos esperando.”

Poste aumenta preocupação dos moradores. Foto: Andros Silva
Foto: Andros Silva


Respostas

Em resposta ao Blog, a sempre atenciosa Prefeitura do Jaboatão, através da sua assessoria de imprensa, informou que equipes da Secretaria de Defesa Civil já fizeram encaminhamento da situação da encosta para projeto de contenção por parte da Secretaria de Infraestrutura. “Até que haja uma solução definitiva, a lona tem se mostrado eficaz e a Defesa Civil continua monitorando a encosta”, afirmam.

Eles também garantiram ao Blog que neste sábado (22), homens da prefeitura estarão no local fazendo novas vistorias e conversando com os moradores. Neste primeiro momento, farão substituição da lona, se avaliar que é necessário. Vamos acompanhar.

O Blog do Andros também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Neoenergia, mas até o fechamento desta publicação, às 13:38, não recebemos retorno. Seguimos aguardando, assim que chegar atualizamos o post.

Atualizado às 22:11
– A Neoenergia Pernambuco informa que enviará uma equipe ao local para analisar a estrutura e tomar as medidas necessárias.


21/04/2023 às 13:38 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Prefeitura do Jaboatão lança pesquisa para atualizar lista de medicamentos ofertados pelo município

Foto: Chico Bezerra\PJG