Há pouco mais de um ano, a Prefeitura do Jaboatão adquiriu três tratores e uma patrol (motoniveladora) para apoiar o trabalho dos agricultores da área rural do município. Nesse período, em média 180 famílias, por mês, foram beneficiadas com o uso dos equipamentos, que já atenderam 15 engenhos da cidade.
A iniciativa buscou reduzir custos, otimizar o tempo e garantir melhor aproveitamento dos recursos. Segundo o agricultor Natanael Pedro de Souza, dono de um terreno no Engenho São Salvador, a chegada das máquinas trouxe um impacto significativo.
“Essa foi uma grande conquista para o homem do campo e que nós nunca vamos esquecer, pois a economia com a chegada desses equipamentos é enorme”, relatou Natanael, que cultiva cerca de três hectares.
De acordo com estimativas da gestão municipal, o aluguel de um trator custaria ao agricultor aproximadamente R$ 400 por apenas duas horas de uso, enquanto a diária de uma patrol pode chegar a R$ 4 mil. Hoje, os equipamentos são operados por profissionais contratados pela Prefeitura, auxiliando no preparo e colheita de macaxeira, feijão, milho, batata-doce, inhame, mandioca, hortaliças, banana e maracujá.
Além disso, a patrol vem sendo utilizada no nivelamento das estradas da Zona Rural, compactando a terra e criando valas laterais que funcionam como canaletas para o escoamento da água. Em condições climáticas favoráveis, o maquinário chega a trabalhar em até 20 km de vias por mês.
“A atual gestão sempre buscou beneficiar os agricultores do município. Eles tinham um custo muito alto no trabalho de plantio. Com as máquinas, eles recebem uma ajuda muito importante no trabalho diário de preparar e cuidar da terra”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes do Jaboatão dos Guararapes, Roberto Abreu e Lima.
03/09/2025 às 15:36 – Por Andros Silva