Integrando uma comitiva formada por 65 líderes políticos e empresariais, Mano Medeiros, prefeito do Jaboatão, está no Japão cumprindo agenda que inclui visitas à Jetro (Organização de Comércio Exterior Japonês), à Jica (Agência Japonesa de Cooperação Internacional), à embaixada do Brasil em Tóquio, ao Banco do Brasil e à Câmara de Comércio Brasileira na capital japonesa.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a participação de Mano na Missão Empresarial Nordeste do Brasil, organizada pela Fecomércio-PE, foi motivada pelo interesse de empresas asiáticas em investir no município.
Entre elas, a japonesa Macom, referência na fabricação de equipamentos para cozinhas profissionais e integrante do Grupo Hoshizaki, já procurou a gestão. Além disso, a Shopee, gigante de Cingapura, está em fase de implantação de um centro de distribuição de grande porte na cidade.
Na reunião com a Jetro, Mano apresentou as vantagens competitivas de Jaboatão para novos negócios. “Jaboatão é o principal polo logístico do Nordeste: próximo a dois portos, um aeroporto internacional e com duas rodovias federais. Além da sua posição privilegiada, a prefeitura mantém diálogo permanente com a iniciativa privada”, ressaltou o prefeito.
A programação da Missão Nordeste também incluiu a Expo Osaka 2025, uma das maiores feiras de inovação do mundo, que terá seis meses de duração. Depois, a comitiva segue para Shenzhen, na China, conhecida como o “Vale do Silício chinês”, onde estão instaladas empresas como a Huawei, referência mundial em telecomunicações e infraestrutura digital.
No dia 11, o grupo estará em Pequim, onde participa do Seminário sobre Oportunidades de Investimentos e Negócios no Nordeste do Brasil. O evento contará com apresentações institucionais e relatos de casos de sucesso, com o objetivo de abrir novos canais de cooperação econômica.
04/09/2025 às 18:12 – Por Andros Silva