Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão realiza primeiro mutirão de cirurgia de frenectomia lingual

Nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, realizou o primeiro mutirão de cirurgia de frenectomia lingual. A condição congênita, conhecida popularmente como “língua presa”, pode causar problemas no desenvolvimento oral, além de dificultar a amamentação.

Nesse sentido, a rede de atenção à saúde disponibiliza três serviços qualificados para a avaliação do frênulo lingual/teste da linguinha, que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce, encaminhando quando necessário para a cirurgia de frenectomia, que será ampliada em julho, possibilitando diminuir o tempo de espera para o procedimento, bem como zerar a fila.

Todos os meses, são realizadas 20 cirurgias de frenectomia lingual, na Policlínica da Criança e do Adolescente, localizada no bairro de Piedade. Com o mutirão, serão 30 cirurgias, divididas entre esta sexta-feira e o dia 26 de julho. “A ampliação também está na faixa etária. Habitualmente, a cirurgia é realizada até os seis meses de vida, com o mutirão serão atendidas crianças de até dois anos de idade. A cirurgia de frenectomia lingual melhora a alimentação, a motricidade da língua e facilita o desenvolvimento da criança”, relata a Superintendente de Atenção à Saúde, Juliana Lopes.

Para os pais que necessitam de orientações, a Policlínica da Criança e do Adolescente disponibiliza os telefones 81 3375-7850/ 3375-7851 e, ainda, o e-mail pcriancaadolescente@gmail.com. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.



12/07/2024 às 14:56 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Estácio Recife oferece atendimento jurídico gratuito no Parque Histórico dos Guararapes

Foto enviada pela assessoria da Estácio Recife