
Traump sobretaxou o comércio do Brasil com os Estados Unidos em 50% a partir de agosto. Exportadores de pescados brasileiros descarregaram nos portos de Suape e Pecém um navio que seguiria com carga de peixes e crustáceos para os consumidores estadunidenses. A compra e venda foi desfeita pelo distrato de um negócio a todos prejudicial ante a extravagância dos preços resultantes.
O setor agropecuário da economia brasileira também amarga enormes incertezas a exemplo da cafeicultura e da citricultura que perdem competitividade no mercado norte-americano. Trump mistura política e economia aproveitando-se da marjoração tarifária para criticar o governo brasileiro, focando em especial a justiça ministrada pelo STF no processo criminal relativo ao golpe intentado pelos bosonaristas.
Todos os brasileiros, empresários, operários, direitistas, esquerdistas, estão sendo impactados pelo destempero das medidas de Trump que soam como coativas, extorsivas, punitivas, invasivas da soberania brasileiras no trato dos seus assuntos internos e peculiares.
O processo criminal não é fraudulento porque refere a fatos criminosos reais. Pode até ser fulminado por anistia pelo Congresso Nacional, mas é inegociável com estrangeiros como se a soberania nacional houvesse vazado pelo ralo.
A estupidez do arrogante Presidente Donald Trump prejudicará também empresários e consumidores de seu país caso insista na extorsão política via pressão econômica sobre o governo e a justiça do Brasil. Resta-nos a reciprocidade na oneração tarifária dos produtos americanos que importamos. Uma contrapartida trágica mas inevitável se o governo americano não retroceder.

José de Siqueira Silva é Coronel da reserva da PMPE
Mestre em Direito pela UFPE e Professor de Direito Penal
Contato: jsiqueirajr@yahoo.com.br
Instagram: @j_siqueiras
Facebook: www.facebook.com
14/07/2025 às 14:58