Foto: Mariangela Viana

Campanha de vacinação contra covid-19 no Cabo está acima da média estadual e nacional

Até a última atualização do dia 2 de agosto, o Cabo de Santo Agostinho já havia administrado a primeira dose de vacinas contra a covid-19 em 62,2% da população do município. Esse alcance vacinal é superior em 17,5 pontos percentuais à média estadual de 44,7% e também muito maior que a velocidade de aplicações no Brasil, que até o meio-dia desta terça-feira (3) contabilizava 48,2% da população imunizada. Os dados são da Secretaria de Saúde do Cabo e do portal Coronavirus Brasil (https://coronavirusbra1.github.io/).

O sucesso da vacinação do Cabo se deve a alguns fatores que começam pelo aproveitamento total das doses de vacinas recebidas. Nunca faltou imunizantes para a população local.

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, o município recebeu 133.021 doses. Já foram aplicadas 112.622, com 24.438 atualmente em estoque. Dessa quantidade armazenada, 4.398 são exclusivas para aplicação de primeira dose (D1), 19.680 estão reservadas para a segunda dose (D2) e outras 360 são de doses únicas.

Além de ter um aproveitamento perfeito, sem desperdício, o município conta com o esforço da equipe de vacinação, que conseguiu retirar das ampolas recebidas mais doses do que aquelas previstas no rótulo. Com um trabalho meticuloso na hora de retirar as vacinas dos frascos, as técnicas e enfermeiras do município já contabilizam 4.069 doses extras.

Atualmente o município está vacinando pessoas com 35 anos ou mais de idade. Assim que novas doses de imunizantes chegarem à cidade, novos grupos etários serão vacinados. O cidadão pode acompanhar a campanha e conferir as pessoas que já foram vacinadas no município pelo site do Portal da Transparência (https://portaldatransparencia.cabo.pe.gov.br/coronavirus/).

35+

O grupo de 35 anos ou mais de idade começou a ser vacinado nesta terça-feira (3). No Cabo não é necessário realizar agendamento. Basta se dirigir ao posto de vacinação munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão do SUS.

Para a população beneficiada, o momento da imunização desperta um misto de alívio e alegria. O munícipe Saulo Luiz de Albuquerque, 39 anos, falou sobre o sentimento de tomar a primeira dose. “A emoção pra mim está sendo muito grande, passei um tempo sem ter acesso a minha mãe por ela ser uma pessoa idosa e acamada e, pra mim, a vacinação é muito importante, a vacina salva vidas, sim”, comentou.

Gesiane Batista Valença, 35 anos, moradora da cidade de Garapu, comemorou a imunização contra o coronavírus. “Vacinada!!! Estou mais tranquila em ter tomado minha primeira dose e já estou na expectativa de vir poder tomar a segunda dose para ficar 100% imunizada”, disse.

03/08/2021 às 15:56 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Usando boné em homenagem a Lula, Keko assina escritura de doação de terrenos e enaltece parceria de seu governo com o presidente

Divulgação