Maestro Forró. Foto: Andros Silva

Baile Municipal do Jaboatão presenteia público com grande espetáculo: “Estamos resgatando o nosso carnaval”, enaltece Mano Medeiros


Minutos antes, uma chuva torrencial despencou sobre o Ferroviário, clube que naquela noite, registraria um grande evento, o Baile Municipal do Jaboatão. Quem chegava a casa de eventos no sábado (04), acompanhado pelas águas, não de março, e sim as típicas de janeiro, que de forma insistente caiu durante toda a festa, era recepcionado pelo Boi Sorrizo, com Z, grupo cultural da cidade.

Boi Sorrizo. Foto: Andros Silva

Cheguei por volta das 20h30 e Lua, artista oriunda do bairro de Vila Rica, comunidade próxima ao local da festividade, destaque da edição do ano passado no The Voice Brasil, programa musical da TV Globo, já encantava a todos no palco. Ostentava um lindo vestido laranja, feito por suas próprias mãos, e usava penachos, combinação perfeita com sua leveza.

Lua. Foto: Chico Bezerra

Pouco tempo depois o espaço era reformulado para receber Allan Carlos. O artista, Igualmente de raízes jaboatonenses, navegou por suas músicas autorais como a ótima CarnaVeia, cantou Morena Tropicana, do Alceu Valença, Arrea a Lenha de Marron Brasileiro, Leão do Norte, de Lenine e voltou no tempo para homenagear os inesquecíveis Manonas Assassinas. “O público alimenta a gente”, disse ele que em vários momentos desceu da plataforma para brincar no meio da galera.

Allan Carlos. Foto: Andros Silva

“Jaboatão tem tudo para detonar, decolar, porque Jaboatão tem uma diversidade muito forte de cultura, eu conheço muitos artistas jaboatonenses e eu sempre digo que Jaboatão é uma série de diversidades que se transformam numa grande e forte unidade. Eu estou super feliz, tocamos aqui exatamente há 11 anos, neste mesmo local inclusive e estamos novamente agora nesta retomada. Salve, salve o Carnaval do Jaboatão”, declarou o Maestro Forró em entrevista ao Blog ainda nos bastidores. Minutos antes de encerrar sua apresentação, o maioral do nosso Carnaval, protagonizou uma cena emocionante. Junto ao grande público presente aquela altura no evento, rezou um Pai Nosso para agradecer aos céus a vitória sob a pandemia e a volta da folia. Veja o vídeo em nosso perfil no Instagram. A 90 Graus, orquestra deveras do município, fechou a noite de shows.

Maestro Forró. Foto: Andros Silva


O prefeito do Jaboatão Mano Medeiros, estava um espetáculo à parte. Envolto a bandeira da cidade hoje sob o seu comando, causou euforia em boa parte da ala masculina. Todos queriam saber onde o gestor conseguiu aquela lindeza em forma de camisa. Andrea, primeira-dama, que coordenou a organização do evento junto à equipe de cultura, estava majestosa, lindíssima, com todo respeito, prefeito. Assim como Lua, a dama da terrinha dos altivos Canaviais reverenciou os índios. “Estamos resgatando o nosso carnaval com o Baile Municipal. Resgatando a nossa cultura. A população do Jaboatão merece. Agradeço sempre a Deus por poder proporcionar para eles estes momentos de muita alegria”, comentou Medeiros o qual pensando bem, poderia me presentear com uma vestimenta igual a sua, fica a dica!

Andrea e Mano Medeiros. Foto: Chico Bezerra

Padre Rogério Silva, pároco da Igreja Matriz de Santo Amaro, também prestigiou a noite. “Completei exatamente um ano da minha chegada aqui ontem, dia 03 de fevereiro, e durante esse ano todo, pude observar o quanto Deus é maravilhoso comigo, por ter me dado a oportunidade de conhecer esse povo tão querido, esse povo tão amado, que é este povo aqui de Jaboatão dos Guararapes. E estar aqui neste Baile Municipal, para mim, depois de uma pandemia, me deixa muito feliz. Só tenho a agradecer ao senhor.”

Questionado sobre a gestão do atual prefeito, o religioso lembrou que Medeiros chegou no mesmo momento que ele e ambos enfrentaram realidades de forma conjunta: “Tivemos uma enchente aqui na cidade, de forma que os desafios dele também foram os meus desafios. Ele tem gerenciado a prefeitura de forma tão espetacular, que não somente tem a minha admiração, mas também a admiração do povo de Jaboatão por tudo aquilo que ele tem conduzido, tendo se aproximado das pessoas mais simples. Isso é muito agradável aos meus olhos, ver uma gestão municipal com tamanha proximidade com as pessoas mais necessitadas é gratificante e Mano Medeiros juntamente com a primeira-dama Andrea Medeiros tem sido essas pessoas amigas do cidadão, do povo de Jaboatão”, afirmou o homem à frente da igreja considerada um dos principais atrativos turísticos do centro do município.

Padre Rógerio. Foto: Andros Silva


O presidente da Câmara, Adeildo da Igreja, foi um dos tantos políticos no local. “Resgatar a cultura de Jaboatão é uma coisa muito importante. Jaboatão sempre teve essa cultura bonita. Aí depois de uma pandemia, depois de um longo tempo sem o Baile Municipal, tenho que parabenizar o nosso prefeito Luiz Medeiros pela iniciativa, pela decisão de fazer carnaval este ano em Jaboatão. Como disse, isso é muito importante, para ajudar, reerguer os nossos artistas, que de certa forma estavam esquecidos. Nota 10 para Jaboatão que resgata aí a sua cultura.”

O vereador, dono da cadeira mais importante da Casa Vidal de Negreiros, ainda comentou sobre a descentralização dos polos, das escolhas de Medeiros para os locais a receber as estruturas. “Está bom, estou sabendo que terá polos nas 6 regionais, vai acabar atingindo as 7 regionais, com os itinerantes. Prazeres eu sei que vai ter no Centro Miguel Arraes. Muito bom. Achei massa, achei uma decisão dele muito louvável e nós como parlamentares, como políticos da cidade, estamos apoiando totalmente, apoio total da Câmara”, cravou.

Sobre sua agenda no carnaval, adiantou não ser lá um grande folião, assim como eu, por exemplo, “eu sou meio fraco de carnaval Andros (risos). Vou está passando nos polos e trabalhando pelo bem do carnaval promovido pela prefeitura, mas sou meio fraco. Agora eu gosto sim, incentivo, mas sou meio fraco sim”, brincou. A pedido, Adeildo deixou um recado para os leitores do Blog. “Aproveitem, depois de tanto tempo parado, voltar o carnaval é uma grande oportunidade. Então esse é o recado, aproveitem bastante com a família”, orientou.

Adeildo da Igreja. Foto: Andros Silva

O Blog também registrou o vereador Irmão Dé, colega de Casa Legislativa de Adeildo. Ivaneide Dantas, secretária de Educação de Pernambuco, acompanhada do seu esposo, Reinaldo Dantas, a animadíssima, madrinhas das madrinhas de Jaboatão, Mirtes Figueirôa, coordenadora da Biblioteca Municipal Poeta Benedito Cunha Melo, o conhecido tenor Otávio Lira, Edson Campos, gerente da Regional 1, Índia Morena, uma das homenageadas (a Tribo Caboclo Candidé e a Tupinambá de Cavaleiro também foram homenageados) e o estrondoso Aurora Africana. Confira abaixo!

Vereador Irmão Dé. Foto: Andros Silva

Reinaldo e Ivaneide Dantas. Foto: Chico Bezerra

Mirtes Figueirôa. Foto: Andros Silva

Otávio Lira. Foto: Andros Silva

Edson Campos. Foto: Andros Silva

Índia Morena ladeada pelo prefeito e pela primeira-dama. Foto: Andros Silva

Medeiros com o Maracatu Aurora Africana. Foto: Chico Bezerra

Andros Silva e Maestro Forró. Foto: Pedro Henrique



05/02/2023 às 16:29 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Manoel Chaves ironiza críticas de Neco Filho à BRK Ambiental: “Falsa cobrança”

Fotos: Reprodução e Câmara do Jaboatão