Fernando Moreira/Jacinta. Fotos: Divulgação e Reprodução

Fernando Moreira: “Essa declaração da vereadora Jacinta sobre seu voto na Reforma da Previdência, não dá pra entender”

Me causou muita estranheza a declaração pública feita pela vereadora Maria Jacinta (PSC) sobre as inúmeras críticas recebidas por ela na última semana após seu voto a favor da Reforma da Previdência em Jaboatão.

Ela que foi eleita com forte apoio da Secretaria de Educação da cidade, onde diversos servidores estão lotados, dizer que apenas 3% dos eleitores da cidade são servidores, é diminuir a importância deles na sua eleição. As declarações do presidente do SINPROJA, em entrevistas que deixou todos com a pulga atrás da orelha, são diferentes do que a vereadora externou em pronunciamento. Fica a dúvida, qual a versão que procede?

Acho que faltou diálogo do Poder Público, prefeito e secretários para com todos os segmentos da sociedade. A Câmara ao receber esse projeto não se mobilizou para convocar uma audiência pública e tratar com os afetados pelas mudanças. Muitos servidores públicos e suas famílias serão afetados com essas mudanças daqui pra frente.

A vereadora Jacinta juntamente com os demais vereadores deveriam ter levado ao prefeito a necessidade de realizar esse debate juntamente com os servidores e sindicatos. Porém, como o próprio vídeo da vereadora mostra, a toda hora ela chama o gestor da cidade de “meu prefeito”, e sempre cita que junto com seu prefeito debateu o assunto de portas fechadas sem nenhum servidor ter a possibilidade de contrapor o que estava se acertando naquele momento.

Continua após a publicidade

Publicidade

A vereadora que foi durante 4 anos funcionária do prefeito, cargo comissionado, dentro da Secretaria de Educação, após se tornar vereadora, me parece que mantém seu vínculo empregatício com o ex-patrão e leva a crer que daqui pra frente tudo que vier do seu prefeito será aprovado sem qualquer tipo de diálogo com a sociedade.

Quando ela diz que só 3% dos eleitores da cidade são servidores, ela menospreza esses 3% que fizeram um trabalho muito forte e com certeza 70%, 80% da sua votação veio dessa categoria. É muito complicado falar da vereadora, me deixou muito preocupado, mas eu tinha que fazer essa nota. Acho que nós precisamos valorizar mais o eleitor cidadão e trabalharmos de uma forma com mais transparência, com mais responsabilidade.

A vereadora se mostrou bastante nervosa no vídeo produzido por sua equipe e também deixou transparecer desconforto com as críticas que lhe foram aferidas. Vou aguardar a segunda votação para confirmar se o SINDICATO realmente aprovou as reformas ou se a vereadora fez um vídeo sem ser orientada por sua assessoria, apenas para jogar na mídia que “está tudo certo” entre ela, seu prefeito e os servidores municipais.

Do lado dos servidores o que eu tenho visto é que ninguém está satisfeito, muitas críticas a ela, arrependimento no voto e que em 2024 a coisa será diferente.

Fernando Moreira, coordenador do Movimento Popular Jaboatão que Nós Queremos – MPJQ para o Blog do Andros


14/08/2021 às 18:27

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

A sala escura do TSE

Nos últimos anos, as eleições brasileiras deixaram de lado os discursos com promessas e grandes …