O casal Leonardo de Oliveira e Márcia Maria, do Aconchego Família Rural. Foto: Divulgação

Empreendedores da zona rural de Jaboatão participam da exposição Casa de Farinha na Fenearte

Empreendedores da zona rural de Jaboatão dos Guararapes marcaram presença no Circuito Fenearte, realizado no último domingo (20), no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Eles participaram da exposição Casa de Farinha – Mandioca, o Pão da Terra, levando para o espaço produtos típicos feitos a partir da raiz, como bolos, brigadeiros, farinha e beiju.

Seis moradores dos engenhos Penanduba e São Salvador representaram o município no evento, com o apoio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo de Jaboatão. Entre eles estavam o casal Leonardo de Oliveira e Márcia Maria, do Aconchego Família Rural, um estabelecimento que oferece um almoço regional saboroso.

Seis moradores representaram o município no evento. Foto: Divulgação

Segundo a secretária executiva da pasta, Roberta da Fonte, a valorização da mandioca na zona rural do município vai além da produção. “Na área rural do município, a casa de farinha é um espaço de grande relevância, por representar a valorização cultural e tradicional do beneficiamento da mandioca, sendo fonte de renda para inúmeras famílias. Em Jaboatão dos Guararapes, essa atividade foi fortalecida com a inclusão de uma casa de farinha no roteiro do nosso Turismo Rural. Nesse espaço, os visitantes acompanham todo o processo, desde a colheita até a transformação da raiz em produtos como a farinha e o beiju”, explicou.

A presença dos moradores no circuito destaca a importância do trabalho desenvolvido no campo, que vai da roça à mesa, com sabor, cultura e renda para quem vive da terra.


22/07/2025 às 16:26 – Por Andros Silva

Leia também:
Roteiro turístico rural de Jaboatão reúne cultura, natureza e sabores do campo

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Novo residencial da Baptista Leal será construído no Cabo de Santo Agostinho

Foto: Divulgação