Fotos: Pedro Batista - Divulgação

MPPE intervém e Prefeitura do Cabo nomeia professores aprovados no concurso de 2019

Sabe os 265 professores aprovados no concurso público de 2019 e recentemente convocados pelo prefeito Lula Cabral, do Cabo de Santo Agostinho? Pois bem, segundo o Blog do Dantas Barreto, a nomeação só saiu após intervenção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Na publicação desta quarta-feira (13), o blog traz a fala da promotora de Justiça Alice de Oliveira Morais, que explicou a necessidade da substituição gradual dos contratos temporários. “Contratos temporários só cabem naquelas situações excepcionais e provisórias, previstas no artigo 37 da Constituição”, afirmou.


A convocação foi possível porque, com a pandemia da Covid-19, o prazo de validade do concurso foi estendido até abril de 2026. Os professores nomeados substituirão profissionais contratados temporariamente, e para garantir isso, MPPE e Prefeitura firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Apesar do avanço, ainda há pendências. A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Cabo aponta a necessidade de substituição de servidores temporários em áreas como Saúde e Defesa Social. Além disso, o MPPE segue acompanhando a situação e cobrando a realização de um novo concurso público para cargos sem aprovados no certame de 2019.



12/03/2025 às 15:04 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Banda Voz da Verdade será uma das atrações do Dia Municipal de Ação de Graças no Cabo de Santo Agostinho

Foto: William Frezze/Wikimedia Commons