Divulgação

Detran-PE implanta programa para cuidado emocional e social dos servidores

Um programa abrangente de aprimoramento começa a ser implantado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) para servidores e gestores do órgão. É o “Detran Mais Perto do Servidor”, que tem a finalidade de oferecer a seus profissionais subsídios básicos para desenvolver habilidades emocionais e sociais no ambiente de trabalho e no atendimento à população. A iniciativa integra uma nova perspectiva de valorização do servidor e do aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade, implantada pela diretoria do órgão.

O programa consiste em capacitações realizadas em diversos municípios do estado que possuam unidades do Detran-PE. O primeiro encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (7), em Caruaru, no Agreste, e chega a Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, nesta quinta (9), abrindo o calendário que vai abranger todo o estado.

“Estamos olhando de forma diferente para o servidor e valorizando sua atuação, dando condições, inclusive, de melhorar sua relação com o público”, destaca o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira. A programação deste ano se estende até a metade de dezembro e prossegue no próximo ano, atingindo todas as regiões pernambucanas.

A capacitação consiste em 6 horas/aula, desenvolvidas das 8h às 13h, coordenada por integrantes da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal da Gerência de Recursos Humanos do Detran-PE. O conteúdo parte do princípio de que os profissionais desempenham atividades específicas, criteriosas e de grande responsabilidade. Para tanto, foi detectada a necessidade de garantir formas de atuar no local de trabalho, levando noções básicas de saúde emocional e social, abordando a prevenção e cuidados ao lidar com o estresse em situações específicas e habituais no trabalho.

Estão incluídos nos pontos tratados durante a capacitação, por exemplo, as emoções e o cuidado com a saúde emocional e seus impactos no trabalho; desafios emocionais atuais no Detran-PE; estratégias e técnicas para lidar com a rotina diária de atividades; comportamentos desejáveis X comportamentos inadequados; ambiente laboral como espaço de convivência. As abordagens buscam desenvolver competências e habilidades para lidar com situações tensas e estressantes, priorizando a saúde emocional, o desempenho pessoal e profissional e a qualidade do atendimento ao público.



08/11/2023 às 18:19 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

“Estamos vivendo um novo tempo”, diz Michele Collins ao lançar ações voltadas para autistas na Arena de Pernambuco

Foto: Divulgação