Dois bebês com pais russos nasceram recentemente no Centro de Parto Normal (CPN), que faz parte da rede municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes. Um deles foi Evgenii, filho do casal Mariia Romashova (foto) e Sergei Achuev. O adorável bebê veio ao mundo no último dia 10, com 50 centímetros e 3,218 quilos.
Com seu país de origem em guerra com a Ucrânia desde fevereiro do ano passado, Maria, que juntamente com o marido administra remotamente um negócio em Moscou, optou por ter seu filho no Brasil e escolheu Barra de Jangada para viver. Ela está no bairro há cinco meses e revelou ainda que gosta muito do nosso país, afirmando, inocentemente, que esse seria um bom momento para morar “em um país mais pacífico”. Oh Maria!
Ao falar sobre o CPN, a russa não economizou elogios à equipe do centro de parto. “Foi uma experiência muito boa. A equipe é maravilhosa. Senti segurança e tive autonomia para escolher a melhor posição. Agora temos um filho brasileiro”, comemorou ela, sem esquecer da preocupação com os pais, que ficaram na Rússia, e dos tios e primos que vivem na Ucrânia devido à guerra entre os dois países.
O outro bebê que veio ao mundo no prédio localizado em Sucupira foi Olivia, filha de Nadezhda Diachenko e Aleksandr Filippov. A linda pequena nasceu no dia 17, com 51 centímetros e 3,354 quilos. Uma fofura.
Nadezhda, também de Barra de Jangada, enalteceu à estrutura do CPN. “As enfermeiras obstetras estavam sempre presentes e prontas para ajudar, o que me deixava muito feliz. As pessoas que trabalham no CPN são maravilhosas. A unidade está perfeitamente equipada com tudo o que é necessário para o parto normal, os quartos são limpos, luminosos e agradáveis”, destacou.
O prefeito Mano Medeiros garantiu que “a atuação do Centro vai ficar ainda mais forte com a inauguração da Maternidade Rita Barradas, da qual o CPN faz parte, dentro de alguns meses.” O chefe do executivo não escondeu a satisfação de ver o CPN sendo reconhecido pelos casais internacionais. Vida longa e saudável aos bebês, são os votos do Blog do Andros.
20/10/2023 às 12:57 – Por Andros Silva