Conheci Vital Novaes quando ele era deputado estadual e eu, delegado de polícia no município de Floresta. Ambos éramos jovens, com pouco mais de vinte anos de idade. Tive a honra de assumir o gabinete que foi dele na Assembleia Legislativa quando fui eleito deputado estadual.
Vital foi parlamentar por mais de duas décadas e sempre representou muito bem os interesses do sertão pernambucano, sobretudo de Floresta dos Navios, onde parte dos seus familiares moram e em que estão plantadas suas raízes políticas mais profundas.
Era um manso, um pacificador. Teve como norma de vida a simplicidade, a resiliência, a conciliação. Lembro-me dele usando alpercatas rústicas, brancas, artesanato florestano, bem ao modo popular da região. Presenteou-me com um par delas, gentileza com que afagava o coração dos amigos. Fez do filho, Rodrigo Novaes, o sucessor político da família, que foi deputado estadual e agora ocupa o cargo de conselheiro do TCE.
Vital Novaes, como líder, foi sempre um batalhador pelo progresso, um apaziguador de ânimos, um construtor de amizades. Agora alcança a paz imperturbável da eternidade. Deus lhe conceda o merecido repouso. À família, meus votos de pesar e minha solidariedade.
José de Siqueira Silva é Coronel da reserva da PMPE
Mestre em Direito pela UFPE e Professor de Direito Penal
Contato: jsiqueirajr@yahoo.com.br
Instagram: @j_siqueiras
Facebook: www.facebook.com
20/08/2024 às 12:19