Na sessão da Câmara de Jaboatão dos Guararapes desta terça-feira (18), o vereador Marcelo Adriano, que está no seu primeiro mandato, fez questão de atacar “um blog” de forma indireta. Em vez de citar diretamente o veículo, preferiu utilizar uma estratégia rasteira, sem permitir a possibilidade de uma defesa real. O objetivo ficou claro: desqualificar o trabalho deste blog e lançar acusações pesadas, como afirmar que ele “age de má fé” com a população e com a própria casa legislativa, numa tentativa de colocar os demais vereadores contra o veículo.
Marcelo, que ainda não completou dois meses no cargo, parece acreditar que pode usar a tribuna para intimidar aqueles que questionam suas ações. Fala-se, nos bastidores, que suas críticas estavam direcionadas ao Blog do Andros, que sempre manteve respeito por todos os políticos, mas é importante lembrar que respeito não significa bajulação. Dentro da Câmara, onde ele ocupa atualmente uma cadeira, sempre tive respeito por várias figuras, como Neco Filho, Rebecca Regnier, Márcio do Curado, Neneca do Piston, Armando Júnior, entre outros. O ex-presidente da Câmara, Adeildo da Igreja, também merece ser citado — embora tenha sido alvo de críticas em nosso espaço, sempre soube respeitar a função do blog. Adeildo nunca tentou intimidar nossa postura, pois compreende o nosso papel. Isso, sim, podemos chamar de verdadeiro comportamento parlamentar. Mesmo diante de duras críticas, ele sempre respondeu como parlamentar e presidente da casa, mantendo o respeito. Máximo respeito!
Essa especulação de que as falas infelizes de Adriano são direcionadas ao nosso blog começou após a publicação de uma matéria que questionou os reais motivos da viagem dele a Brasília. A Câmara não informou oficialmente as razões dessa viagem, ao menos não para a gente. Por isso, coube a nós perguntar: turismo e lazer, articulação política, cursos de qualificação? Reuniões em ministérios? Todos esses questionamentos são válidos quando se busca transparência, e o parlamentar que recebe um salário significativo deve estar pronto para esclarecer. Aliás, há algum tempo venho pedindo informações sobre os contatos da assessoria de imprensa da Câmara, mas ainda não obtive resposta. Marcelo foi o único que, até agora, parece ter se incomodado com nossa publicação — ao menos publicamente. Ele foi um dos que esteve em busca de emendas parlamentares em Brasília, mas, assim que soubemos o real motivo da viagem, publicamos. A regra é clara: vale mais uma explicação honesta e transparente do político do que atacar quem apenas cumpre seu papel de fiscalizar e informar a população. O mais irônico de tudo foi ver Marcelo se apresentando como “amigo da imprensa”, exaltando outros veículos locais enquanto tentava desmerecer o blog citado. E, claro, ele usou o discurso de “humildade” e “preocupação com o povo”, algo que já estamos acostumados a ouvir no cenário político. Ele até chegou a falar em Deus, o que nos faz lembrar do sagrado mandamento de não usar o nome de Deus em vão.
Independente de quem Marcelo Adriano estivesse se referindo, em vez de aproveitar a sessão para apresentar propostas para Jaboatão, ele preferiu desviar a atenção de sua atuação e atacar quem, aparentemente, apenas o questionava. Com um salário superior a R$ 23 mil e uma estrutura caríssima, com assessores bem remunerados com dinheiro público, seu foco parecia estar em desqualificar o trabalho do comunicador. No entanto, se Marcelo quer continuar com esse assunto, vamos assumir a defesa do blogueiro e mostrar, na prática, quem está realmente prestando um desserviço para Jaboatão. A Lei de Acesso à Informação deve apresentar os detalhes necessários para que a população saiba o quanto custa realmente o gabinete de Marcelo, o vereador querendo ou não.
Por aqui, seja para o Blog do Andros ou não, não vamos nos calar diante de ataques mesquinhos e rasteiros, que apenas tentam intimidar. Continuaremos acompanhando de perto o mandato de Marcelo Adriano e, no fim, se ele não apresentar, durante seu mandato, projetos que de fato mudem a realidade das pessoas carentes da cidade, a população saberá quem realmente está prejudicando Jaboatão: um vereador que custa caro aos cofres públicos e perde tempo atacando o blog que questiona seu trabalho ou o blog que busca, acima de tudo, esclarecer os fatos e garantir que a verdade seja ouvida.
Marcelo Adriano, de certa forma, me lembra um prefeito que começou com a mesma arrogância. Em vez de enviar uma resposta para esclarecer os fatos e encerrar a questão, preferiu prolongar, fazer um show, bancar o valentão e, no final, perdeu para este blog o processo que moveu na justiça. Ainda bem que ele não falava sobre a gente… Talvez amanhã fale.
18/02/2025 às 21:20 – Por Andros Silva