Almir Reis esclarece sobre Revisão da Vida Toda. Foto: Divulgação

Vale a pena pedir revisão ao INSS para aumentar valor do benefício?

Uma decisão judicial vai permitir que aposentados e pensionistas peçam revisão de cálculo ao INSS para tentar aumentar o valor do benefício. É que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, sexta-feira (25/02), a Revisão da Vida Toda. Na prática, quem se aposentou após 2012 e antes de entrar em vigor a Reforma da Previdência, em novembro de 2019, tem direito a essa revisão de valores a receber, com base em contribuições anteriores a julho de 1994.

“Durante a Reforma da Previdência, em 1999, as contribuições feitas antes do Plano Real seriam desconsideradas. Agora, com a aprovação dessa nova regra, se o aposentado possuía um salário maior antes da Reforma, ele pode ser incluído no valor da aposentadoria”, esclarece o advogado especialista em direito previdenciário, Almir Reis. Ele informou que o prazo para pedir uma revisão é de 10 anos após a aposentadoria. A contagem desse prazo se inicia no primeiro dia do mês seguinte ao qual o aposentado começou a receber o seu benefício.

Almir alerta, entretanto, que nem sempre é vantajoso recorrer a essa revisão, pois o valor da aposentadoria pode ser diminuído ou ter uma alteração mínima. Nesse caso, é necessário ter auxílio de um advogado previdenciário para que o cálculo seja feito antes e confirmar se realmente vale a pena pedir a Revisão da Vida Toda. Isso porque o sistema do INSS não faz esse cálculo e leva em conta apenas as contribuições posteriores a 1994.


03/03/2022 às 21:31 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Homenagem póstuma às vítimas do naufrágio do navio Concórdia

Foto mostra tripulantes do navio Concórdia, que naufragou no Grande Recife. Foto: Arquivo pessoal