Foto: Andros Silva

Trazendo de volta as raízes: Abertura do Carnaval do Jaboatão celebra tradição e cultura local

Na noite de sexta-feira (09), o Carnaval do Jaboatão teve sua abertura oficial, marcando um retorno às suas raízes. Durante o evento, ocorreu a tradicional entrega das chaves ao Zé Pereira, seguida da revelação do escolhido para interpretar o personagem nesta edição.

Fundado em 1977 por Abdias Alves Ferreira, o Abdias da Burra, com o grande auxílio de Telmo Oliveira, dois saudosos foliões, o Bloco Zé Pereira do Jaboatão sempre homenageou uma personalidade local para desempenhar esse papel especial. Em 2024, José Soares, de 57 anos, conhecido na cidade e presidente do Bloco o Pescador, foi o selecionado. O escolhido precisa se manter em segredo, revelando sua identidade apenas no palco principal da festa.

“Eu sempre tive essa vontade, um sonho, e sonho sempre se torna realidade. Meu pai, que não está mais conosco, sempre dizia: ser um Zé Pereira é carregar a folia, é carregar a felicidade da sua cidade. Eu agradeço a Bruno, meu grande amigo, que chegou de supetão, por ele ter me dado essa oportunidade, ter feito o convite”, disse visivelmente emocionado.

Com Bruno Oliveira, José Soares e Mano Medeiros. Foto: Gina Augusta
Foto: Andros Silva
A tradicional Baronesas, liderada pelo advogado Jader Cordeiro. Foto: Andros Silva

Soares também falou sobre o resgate do carnaval tradicional no município. “Como eu disse no palco, uma cidade ajoelhada é uma cidade sem cultura e cultura corre em minhas veias, então sou muito grato à gestão de Mano Medeiros por tentar resgatar essa cultura que ficou perdida no meio do tempo e hoje eu vejo que Jaboatão está bem diferente e vai melhorar mais, eu acredito”, afirmou, lembrando que seu bloco, o Pescador, responsável por fechar o carnaval da cidade na terça-feira, há quase duas décadas, “somente há um ano” teve “o privilégio de ter o apoio do poder público.”

Vestido a caráter, Bruno Oliveira, filho de Telmo, estava no comando do veículo que levou o Zé Pereira pelas principais avenidas do centro da cidade até o palco principal, onde a revelação e a entrega da chave do município aconteceram. A pedido do Blog, ele falou sobre o que diria ao seu pai naquele momento, caso ele estivesse presente fisicamente: “Algumas pessoas que conhecem a história chegaram hoje para mim e disseram ‘seu pai está muito feliz’, você está fazendo o que ele gostava, então eu queria dizer ao meu pai que, tudo que ele me ensinou, eu tenho que fazer da melhor forma possível e vou continuar fazendo em respeito à sua memória”, comentou com os olhos lacrimejados de saudade.

A tradicional Baronesas, liderada pelo advogado Jader Cordeiro, e a Escola Rebeldes do Samba também abrilhantaram a abertura. Jader fez um grande agradecimento a todos que colaboraram para que seu bloco ganhasse as ruas. No palco, ao entregar a chave da cidade, o prefeito Mano Medeiros expressou a plenos pulmões que até quarta-feira é folião, sendo aplaudido em seguida pelo público presente. Após a linda cerimônia, a banda Pinguim deu continuidade à festa, colocando todos para pular ao som de seus clássicos.

A linda e talentosa vocalista da Banda Pinguim, que não deixou ninguém parado. Foto: Andros Silva




10/02/2024 às 11:16 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Prefeitura do Jaboatão lança pesquisa para atualizar lista de medicamentos ofertados pelo município

Foto: Chico Bezerra\PJG