Foto: Divulgação/PMJG

Superintendente do Procon Jaboatão, Borges Orzil, dá dicas para o consumidor aproveitar a Black Friday com segurança


Borges Orzil, superintendente do Procon Jaboatão dos Guararapes, apresentou orientações para os consumidores que pretendem aproveitar a Black Friday, data que há mais de uma década movimenta o comércio brasileiro. “O consumidor deve estar atento ao preço, à qualidade do produto e aos prazos de entrega e de garantia. Os preços, inclusive, devem ser observados antes do período de promoções, então é importante pesquisar”, destacou Orzil.

Em relação às compras online, ele alertou para o risco de crimes cibernéticos, como a emissão de boletos com o beneficiário diferente da loja. “Por isso, é importante verificar a procedência do site e ter cuidados na emissão dos boletos”, explicou. Orzil ainda ressaltou: “É muito importante estar atento, produtos ou serviços muito baratos podem não ser entregues ou realizados”.


Uma dúvida frequente entre os consumidores foi esclarecida: há direito à troca em caso de problemas com produtos comprados na Black Friday? Segundo Orzil, a resposta é sim. “Independente de ser Black Friday, a troca é um direito do consumidor, com base no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. Se não for sanado no prazo de até 30 dias, o consumidor tem o direito de escolher: devolver o valor pago pelo produto corrigido monetariamente, substituição do bem por outro de igual ou superior modelo ou abatimento proporcional”, afirmou.

A expectativa é de lojas cheias e grande movimento online. Fiquem atentos aos detalhes e boas compras!



28/11/2024 às 09:50 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Jaboatão Centro se prepara para domingo especial com o lançamento da iluminação natalina

Foto: Chico Bezerra/PMJG