Divulgação

Socioeducandos da Funase usam drive-thru para presentear as mães

Adolescentes e jovens em internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, estão utilizando o esquema de drive-thru para presentear as mães. A ação ocorre em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, como alternativa ao acesso de visitantes à unidade da instituição, que tem restrições por conta da pandemia. Sem sair do carro, que para próximo às casas dos familiares, os socioeducandos fazem a entrega de um pote de doce de leite decorado por eles próprios durante oficinas artísticas e profissionalizantes.

“Conseguimos viabilizar essa forma de manifestação de carinho, essa surpresa para as mães que residem em Arcoverde e que são acostumadas a fazer visitas aos filhos dentro da unidade, e não a recebê-los perto de casa. As que quiserem retornar para vê-los na unidade no domingo, Dia das Mães, poderão fazer isso. Mas não deixa de ser uma forma de anteciparmos parte dessa demanda e mantermos o cumprimento das restrições de acesso, necessárias por conta da pandemia, já que nem todos receberão visitas presenciais nesse dia”, afirma Paula Cibelle, coordenadora-geral do Case/Cenip Arcoverde, unidade da Funase no município.

Em outros centros da instituição, também houve atividades alusivas à data. No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho e na Casa de Semiliberdade (Casem) Harmonia, no Recife, adolescentes participaram de dinâmicas em que confeccionaram brindes e escreveram cartas para serem entregues às mães neste domingo (9). Na Casem Petrolina, também houve oficina para produção de lembrancinhas. Já no Case Pirapama, na Casem Caruaru e no Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, houve um momento de homenagem a servidoras que são mães. Na Casem Rosarinho, no Recife, algumas mães de socioeducandos compareceram presencialmente a um café da manhã em que receberam presentes e carinho dos filhos.

As visitas presenciais que ocorrerem neste domingo atenderão a regras como a autorização para a entrada de apenas um visitante por socioeducando. Em alguns centros da Funase, são adotados escalonamentos de dias e horários de acesso para evitar grandes concentrações de visitantes em um mesmo momento. Nas portarias, são obrigatórias a aferição de temperatura e a higienização das mãos. O uso de máscara e a manutenção do distanciamento social devem ocorrer durante todo o período de estada nas unidades.

08/05/2021 às 12:34 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Homenagem póstuma às vítimas do naufrágio do navio Concórdia

Foto mostra tripulantes do navio Concórdia, que naufragou no Grande Recife. Foto: Arquivo pessoal