Imagem/Freepik

Setor da construção civil gera mais de 430 mil vagas de carteira assinada no pós-pandemia

Uma pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) sobre o setor de construção civil em 2022 aponta que, entre março de 2020 e maio de 2022, foram mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada. Já de acordo com o estudo da plataforma Prospecta Analytica, o crescimento de novas obras ou projetos ao longo do ano foi 3% a mais que em 2021. Os dados revelam também que o maior crescimento ocorreu na região sudeste, seguida de sul, centro-oeste, nordeste e norte. Os resultados dos primeiros semestres de 2021 e 2022 são os melhores para o período desde 2012. 

Para Wanderson Leite, CEO e fundador da Prospecta Analytica, os números são animadores e devem se manter pelos próximos meses. “Pelo segundo ano consecutivo, o crescimento está acima da economia nacional, com destaque para o aumento de obras residenciais. De janeiro a maio de  2022, o setor foi responsável por 155 mil vagas. Em comparação, ao mesmo período de 2021, o saldo de vagas encerrou em 158 mil, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Nesse sentido, a indústria da construção deve terminar o ano empregando três milhões de pessoas”, afirma. 

O aumento também se deve ao custo dos materiais básicos de construção, que normalizou este ano. Com o valor do metro quadrado construído de R$1.661,85, em média, as vendas de empreendimentos imobiliários cresceram significativamente e, até maio de 2022, foram vendidas 74.570 unidades no país e 43 mil empreendimentos foram lançados.

Outro destaque da pesquisa da Prospecta Analytica é o crescimento de lojas e empresas digitalizadas no setor. “Em comparação com 2021, o aumento foi de 23%. Muito disso se deve ao entendimento de negócio que o pós-pandemia trouxe para clientes e lojistas. Aliar o uso da internet como estratégia de venda e captação de clientes foi muito benéfico”, completa.


16/11/2022 às 17:05 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Homenagem póstuma às vítimas do naufrágio do navio Concórdia

Foto mostra tripulantes do navio Concórdia, que naufragou no Grande Recife. Foto: Arquivo pessoal