Destaques!
Foto: Leandro de Santana

“A escolha de Jaboatão tem a ver com sua localização estratégica”, diz Raquel Lyra sobre a planta de biometano

Ao lado do prefeito Mano Medeiros, a governadora Raquel Lyra esteve ontem, quarta-feira (17), em Jaboatão para uma visita técnica ao Ecoparque, na Muribeca, onde está em fase final de implantação a primeira planta de biometano de Pernambuco. A gestora estadual, que demonstra carinho e respeito pelo prefeito, reforçou a escolha do município para receber a unidade.

“A escolha de Jaboatão tem a ver com sua localização estratégica e com o potencial de expansão que a região oferece. Quando o poder público se torna sensível a essa causa, quem ganha é o meio ambiente, o município e o povo pernambucano”, disse a governadora.

Mano Medeiros ressaltou a relevância da conquista. “Jaboatão tem orgulho de sediar a primeira planta de biometano de Pernambuco”, declarou. O projeto, segundo ele, garante ao município posição estratégica dentro da política ambiental e energética do Estado, além de gerar gás renovável, empregos e renda.

“Estamos diante de um complexo que representa desenvolvimento sustentável e que faz de Jaboatão referência em energia renovável para todo o Brasil”, completou o prefeito.

Quando estiver em operação, a unidade terá capacidade de produzir 110 mil metros cúbicos de biometano por dia, um gás renovável produzido a partir de resíduos orgânicos, que serão injetados na rede da Copergás e distribuídos em todo o Estado. O investimento na planta soma R$ 300 milhões, acrescido do aporte do governo estadual de R$ 500 milhões.

Além da relevância econômica e ambiental, o projeto também tem impacto social. A unidade de triagem do Ecoparque integra catadores e ex-presidiários ao processo de trabalho, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SEAP).


18/09/2025 às 10:08 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

MRV celebra sucesso de vendas em Jaboatão com Candeias Garden

Foto: Divulgação