Divulgação

Projeto da Chesf beneficia agricultores do Moxotó

O projeto “Direito à segurança alimentar e nutricional para agricultores familiares idosos do Sertão do Moxotó”, desenvolvido com apoio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e iniciado em janeiro de 2022, está promovendo o direito ao envelhecimento ativo e o protagonismo de agricultores familiares idosos dos municípios de Inajá, Ibimirim, Betânia e Manari, no Sertão de Pernambuco. Para isso, foram implementados quintais produtivos e ecotecnologias sociais de garantia à segurança alimentar e nutricional das famílias, bem como à geração de renda.

No escopo da ação, são realizados 100 diagnósticos de cada idoso e suas famílias para implementação dos quintais produtivos e dos sistemas de aquaponias para cada um, fomentando a produção de alimentos para consumo e comercialização em feiras agroecológicas de base orgânica. Além disso, são realizadas atividades de entretenimento, terapia ocupacional, lazer e atividade física.

No processo de implantação das tecnologias, os agricultores contam com assessoria técnica prestada por estudantes e egressos do curso técnico em agroecologia da ONG Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), que atua na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas na promoção do desenvolvimento sustentável. As experiências mais exitosas serão escolhidas como unidades de referência e receberão pesquisadores para estudar ou replicar o modelo de quintal produtivo adequado à terceira idade.

O projeto é financiado pela Chesf através do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso de Pernambuco – FEDIPE.


04/07/2022 às 15:13 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Vídeo: Adeildo da Igreja prestigia celebração dos 40 anos de Márcio do Curado

Adeildo da Igreja, atual presidente da Câmara de Vereadores do Jaboatão, marcou presença no evento …