Márcia Conrado. Foto: Divulgação

Pernambuco poderá ser o primeiro estado a reconhecer a calamidade financeira de seus municípios: “Momento grave”, diz Márcia Conrado


A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do Partido dos Trabalhadores e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), tem orientado os municípios a decretarem estado de calamidade pública.

A queda sistemática nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – verba que a União, ou seja, o governo federal paga aos municípios do país, compartilhando parte do que foi arrecadado pelo Imposto de Renda (IR) e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – levou mais de 80% das cidades pernambucanas a uma situação crítica.

“Os municípios vivem um momento atípico e grave do ponto de vista fiscal. Com o decreto de calamidade, os gestores terão mais reconhecimento jurídico e menos punição, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal ou parcelamento de contribuições previdenciárias, significando também o reconhecimento formal do estado de grave situação financeira dos municípios pernambucanos”, explicou Márcia.

Na segunda-feira, 20 de novembro, ela esteve reunida com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, para retratar a difícil realidade enfrentada pelos municípios pernambucanos, além de discutir ações que reconheçam o atual cenário.

O presidente Lula deve oferecer uma resposta prática o mais rápido possível, evitando discursos que já não convencem mais ninguém, ou presenciaremos novamente prefeitos em “greve”? Absurdo! A título de curiosidade, esse fundo foi criado na época do regime militar, em 1965, e começou a ser pago em 1967.



23/11/2023 às 11:41 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Aumenta lista de devedores e de débitos em atraso em PE, diz SPC

Reprodução