Foto: Nando Chiappetta/DP/DA Press

Pernambuco institui o Dia Estadual do Teatro

Fortalecer e incentivar a classe artística. Esse foi o objetivo da lei nº 17.782 de autoria do ex-deputado estadual professor Paulo Dutra, publicada na última terça-feira, 10 de maio. A lei institui a data 18 de maio como Dia Estadual do Teatro no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco.  “Vivemos em uma época de desmonte das políticas públicas culturais no Brasil. Precisamos nos unir, ser resistência, fortalecer e incentivar a classe cultural em nosso estado e país”, afirma o professor Paulo Dutra.

A data da celebração remete à fundação do Teatro Santa Isabel realizada em 18 de maio de 1850. Construído no contexto pós-colonial, o Santa Isabel, monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi palco de várias expressões culturais, nacionais e internacionais, peças, concertos e até mesmo manifestações políticas, tornando-se um símbolo de resistência em Pernambuco. “O Dia Estadual do Teatro visa dar ainda mais visibilidade ao trabalho de todos os profissionais da área, reverenciar e celebrar as produções culturais, mas pretende ser, sobretudo, um dia de luta pela valorização de nossos artistas”, afirma Paulo Dutra.

O presidente da Federação de Teatro de Pernambuco, Odér Félix, recebeu a notícia com bastante comemoração. “Precisamos convergir esforços para superar o abandono a nível federal que toda a classe artística sofre nos dias atuais. Sem dúvidas essa lei fortalece o movimento de teatro no estado”, afirma Odér. O ex-deputado estadual, já conhecido por sua ampla defesa pela pauta da educação na Assembleia Legislativa, converge esforços para fortalecer as pautas culturais. “A educação e a cultura caminham juntas na formação integral de nossas juventudes. É preciso que esse segmento esteja fortalecido em todas as frentes de atuação’, afirma o professor.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, o professor Paulo Dutra dedicou mais de 40 anos à educação na rede estadual de ensino: foi líder estudantil, professor, gestor escolar e secretário executivo de educação. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sua trajetória é marcada pela defesa da educação, pelas pautas da cultura, das mulheres e das pessoas com deficiência. 

Para o ex-deputado, a cultura está presente em toda ação humana, nas interações sociais, nas legislações que norteiam a vida das pessoas e, até mesmo, nas políticas públicas que implementamos diariamente em nosso país. Toda expressão humana compõe nosso celeiro cultural. “É preciso que as ações que valorizam a nossa cultura sejam intensificadas para que essa área seja estimulada e reconhecida como merece, em todos os espaços, desde a sua vivência em ambiente escolar até a formulação e efetivação de políticas públicas para esse importante segmento”, afirma Paulo Dutra.


12/05/2022 às 10:00 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Homenagem póstuma às vítimas do naufrágio do navio Concórdia

Foto mostra tripulantes do navio Concórdia, que naufragou no Grande Recife. Foto: Arquivo pessoal