Felipe César. Divulgação

Neurologista convoca idosos para “Projeto Funções Executivas no Parkinson”


O neurologista Felipe César Andrade, tutor do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, procura pessoas de 50 a 80 anos para realização de pesquisa, chamada de “Projeto Funções Executivas no Parkinson”. O trabalho vai acompanhar pessoas, com e sem a doença, durante um ano, com testes neuropsicológicos no Hospital Getúlio Vargas, no Recife, nas quartas e sextas.

Os interessados em participar podem falar com Felipe César através do whatsapp (81) 99638-7206 ou no Instagram @neuro.felipecesar.andrade. Muitas pessoas com Parkinson podem ao longo do tempo desenvolver problemas cognitivos e evoluir para demência, semelhante ao Alzheimer.


“Já iniciamos a pesquisa, estamos recebendo pessoas no ambulatório do HGV e faremos acompanhamento por um ano ou mais através de testes que não são encontrados normalmente nos serviços médicos. Aqueles que apresentarem alterações no seguimento serão orientados por mim e encaminhados a serviços especializados”, destacou Felipe, que deseja ampliar o número de pessoas para o estudo.

“Temos já uma equipe de estudantes de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde e de Psicologia da UFPE envolvidos no projeto como iniciação científica. E sempre eu estou lá pra orientar. Procuramos pessoas de 50 a 80 anos, mas sem a demência diagnosticada”, acrescentou o neurologista.

Além da FPS e da UFPE, a pesquisa conta com parceria da Associação de Parkinson de Pernambuco, localizada no Parque de Exposições do Cordeiro. Felipe César destaca, ainda, a importância de considerar as manifestações não motoras do Parkinson como os problemas cognitivos.



21/08/2023 às 10:53 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Quatro dicas de exercícios oculares: oftalmologista faz alerta para quem passa muito tempo na frente de telas

A era digital trouxe inúmeras comodidades e facilidades à nossa vida cotidiana, mas também carrega …