O engenheiro, professor e pesquisador Fábio Hazin, falecido aos 57 anos no Dia Internacional dos Oceanos, em 8 de junho de 2021, vítima da Covid-19, recebeu ontem à tarde, quinta-feira (31), um monumento em sua homenagem.
Instalado na orla de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes, o monumento, criado pelo artista plástico jaboatonense Alex Mont’Elberto, também presta tributo às vítimas de incidentes com tubarões. Na inauguração, realizada próximo ao Espaço Vida Marinha, estiveram presentes o prefeito Mano Medeiros, sua esposa, a primeira-dama Andrea Medeiros, diretores de uma empresa especializada em venda de pescados, parceira na iniciativa, e familiares do homenageado.
“Ele fez a diferença na vida das pessoas, porque ele amava e acreditava no que fazia,” declarou a irmã do professor, Márcia Hazin, que participou da cerimônia ao lado da mãe, Cyleda Hazin. A escultura é composta de uma base em concreto, adornada com figuras de animais marinhos, que sustenta duas velas em fibra de vidro, reforçadas com aço carbono. “Fui inspirado pela fonte de seus estudos e pela sua atividade de navegador,” explicou o artista Alex Mont’Elberto.
Ao longo de sua carreira, Hazin publicou 165 trabalhos científicos em diversas áreas, com foco na biologia reprodutiva, pesca em geral e tecnologia de pesca. A vice-prefeita eleita, irmã Babate, também esteve presente na homenagem.
01/11/2024 às 15:36 – Por Andros Silva