Ontem, Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, esteve em Jardim Monte Verde. Ao lado do prefeito Mano Medeiros, assinou uma ordem de serviço para realizar obras de contenção de encostas e urbanização no local. Em seu discurso, a governadora salientou que o Estado só conseguiu iniciar as obras agora porque a Prefeitura de Jaboatão já havia elaborado os projetos, inclusive com urbanização, sendo necessário apenas fazer alguns ajustes e vencer a burocracia do processo. O investimento de R$ 51,8 milhões inclui gerenciamento, apoio às obras e desapropriação de alguns imóveis.
“Estamos dando um passo fundamental para levar mais dignidade e segurança para os moradores. Elaboramos grandes projetos focados não somente em obras estruturadoras para dar proteção às áreas de risco que sofreram grandes deslizamentos, como também na instalação de equipamentos de uso coletivo que vão trazer maior bem-estar e qualidade de vida na região. Fomos atrás de recursos e contamos com a sensibilidade da governadora, que abraçou a causa junto com Jaboatão e está viabilizando as obras. Quem ganha com isso é a população”, disse o prefeito Mano Medeiros.
As obras, que começam hoje, quinta-feira (27), contemplam a Chapada do Araripe, onde o anúncio aconteceu, e os altos de Santa Isabel e da Parnaioca. Além das ações estruturadoras de contenção das encostas, a região de Monte Verde receberá urbanização com a construção de praças, espaços de lazer, esportes, convivência e um memorial em homenagem às vítimas da tragédia das chuvas atípicas que castigaram Pernambuco em maio de 2022.
“São projetos construídos com muito diálogo e participação coletiva. Tivemos várias reuniões com a comunidade para apresentar o andamento de todo o processo. Isso nos deixa muito felizes”, explicou Mano, lembrando que ainda há muito a ser feito. “Temos mais de cinco mil pontos de risco em encostas, que foram crescendo ao longo de décadas. E vamos seguir lutando, pois não é justo que inúmeras famílias vivam sem dormir em dias de chuva. É um desafio imenso para os gestores públicos de vários países do mundo, que só pode ser enfrentado como estamos fazendo, em parceria do município com o Estado e a União”, destacou o gestor.
27/06/2024 às 11:59 – Por Andros Silva