Foto: Chico Bezerra/PMJG

Mano Medeiros comemora assinatura de contrato e afirma que PPP da Iluminação “representa um marco na história do Jaboatão”

Mano Medeiros, prefeito do Jaboatão dos Guararapes, assinou nesta segunda-feira (15), junto a Francisco Scroffa, executivo responsável da Enel X Brasil (líder do Consórcio Luz do Jaboatão), o contrato da Parceria Público-Privada de Iluminação Pública do município.

O consórcio que apresentou a melhor proposta no leilão realizado em março deste ano, pelo município, na Bolsa de Valores, em São Paulo, passará a administrar o parque de iluminação pública da cidade pelos próximos 22 anos. As empresas Selt Engenharia e Mobit também integram o consórcio ao lado da Enel X Brasil. De acordo com a assessoria da gestão Medeiros, “esse é o maior contrato de PPP assinado em Pernambuco.”

“O contrato tem valor de R$ 130,8 milhões, sendo R$ 84 milhões em investimentos a serem feitos na modernização e melhoria de aproximadamente 47 mil pontos de iluminação ao longo da concessão, além de ampliação do número de pontos, para atender ao crescimento do município”, contam em nota enviada ao Blog do Andros.

“A PPP representa um marco na história do Jaboatão. Com ela, o município terá uma redução de até 71% nos gastos com energia, quando o consórcio finalizar a modernização do parque elétrico, prevista para 18 meses. Isso resultará em redução do valor da taxa de contribuição de iluminação pública para os mais de 700 mil moradores do município”, explicou o prefeito.

O vereador, presidente da Câmara do Jaboatão e candidato a deputado estadual Adeildo da Igreja participou do encontro, como mostra o clique de Chico Bezerra, fotógrafo da prefeitura.

No detalhe…
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, “serão instaladas iluminação especial e arquitetural em 170 espaços turísticos e históricos, parques, praças, campos e quadras de futebol. Todo o acervo da iluminação usará tecnologia LED e as luminárias das principais vias terão gestão remota de telecontrole, ou seja, o próprio sistema indicará possíveis falhas. O consórcio também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por uma central telefônica e canais digitais.”

Em tempo… A modelagem e estruturação da PPP contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


15/08/2022 às 15:19 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Jornada Sebrae leva capacitação para empreendedores de Jaboatão; iniciativa é parceria com a Prefeitura

Fotos: Divulgação e Chico Bezerra/PMJG