O prefeito do Recife, João Campos, anunciou que o carnaval da capital pernambucana, mais uma vez sob sua organização, prestará homenagem ao cantor e compositor Chico Science, idealizador e ícone absoluto do movimento Manguebeat, no carnaval de 2024.
No primeiro Carnaval sob sua supervisão, após a pandemia, este ano, João deixou Nação Zumbi, Otto e Mundo Livre S/A fora do palco do Marco Zero, o principal polo da festa, exatamente durante as comemorações dos 30 anos do movimento musical liderado pelo saudoso Chico Science nos anos 90, o que gerou uma grande polêmica.
A atitude rendeu diversas críticas ao prefeito, vindas dos fãs, inclusive da própria Nação Zumbi, que usou as redes sociais para expressar toda a sua insatisfação com o gestor socialista. A situação piorou quando João, depois de já ter fechado a programação, divulgar que telefonou para Caetano Veloso e o convidou para participar da grande festividade.
“Sempre priorizando artistas de fora todos os anos. Onde está o respeito por aqueles que tornam a cultura de Pernambuco tão forte e especial?”, Questionou a banda que teve Chico como o líder até o fatídico 02 de fevereiro de 1997, quando o artista perdeu a vida em um acidente automobilístico no município de Olinda, em seu perfil oficial do Instagram. O “protesto” não teve grande impacto, restando apenas um polo descentralizado para o grupo que revolucionou a história da música de nosso estado.
Com Chico como protagonista da próxima edição, espera-se que a Nação Zumbi, Otto, Mundo Livre S/A e outros expoentes da cena mangue ganhem seu devido espaço na principal vitrine do carnaval pernambucano. Lia de Itamaracá, artista que é sinônimo de cultura pernambucana no mundo inteiro, assim como Chico, também será homenageada.
Estaria João se redimindo?
20/10/2023 às 18:10 – Por Andros Silva