Destaques!
Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão retoma aulas presenciais na rede municipal

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes retomou, nesta segunda-feira (4), as aulas presenciais na rede municipal de ensino, após mais de um ano e meio suspensas devido à pandemia da Covid-19. Inicialmente, voltaram os alunos do 9º ano e do Módulo V do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O dia também foi marcado pelo início das atividades da Escola Cívico-Militar Natividade Saldanha, localizada no bairro de Cajueiro Seco, sendo a primeira do modelo em Pernambuco. Assim como as demais unidades de ensino, cada sala é ocupada por 30% de sua capacidade em sistema de rodízio. As aulas remotas continuam sendo realizadas por meio da TV Escola Jaboatão, bem como a entrega dos kits de atividade e suporte literário.

No dia 18 deste mês, será a vez das turmas do 5º ano e do EJA Módulo III. A partir de 3 de novembro, todos os 65 mil alunos matriculados poderão comparecer às 146 escolas municipais. Para garantir segurança aos alunos, profissionais da educação e das próprias famílias, a Prefeitura realizou ações preventivas. As escolas passaram por modificações estruturais para permitir mais ventilação nas salas de aula. Foram instalados equipamentos com álcool a 70%, tapetes sanitizantes e pias. Na entrada, todos que acessam têm a temperatura aferida. Além disso, os profissionais estão fazendo testagem para avaliar casos de Covid-19 e os alunos também receberam máscaras de proteção.

O prefeito Anderson Ferreira acompanhou o retorno das aulas presenciais e participou da abertura da Escola Cívico-Militar. “Nos preparamos para este momento, adequando as escolas e capacitando professores e todos os profissionais da educação. Todos estão vacinados com a segunda dose, estamos realizando testagem e garantindo essa volta com toda segurança. Hoje, vimos os estudantes animados, revendo os amigos, professores e sabendo que continuam tendo um ensino de qualidade. Jaboatão virou referência em educação, tendo ganho prêmio da ONU por excelência em gestão pública”, ressaltou.

Foto: Chico Bezerra/PJG

Na Escola Cívico-Militar, o prefeito destacou a metodologia que será aplicada para os 682 alunos do 3º ao 9º ano. “Além da base curricular da nossa rede, estes estudantes participarão do Projeto Valores, cujo alicerce é baseado no civismo, respeito, meio ambiente, foco e disciplina, relacionamento pessoal, confiança, cooperação, honestidade, iniciativa social e responsabilidade. Também terão cursos de xadrez, leitura, produção teatral e de instrumentos musicais de banda marcial. A aceitação foi grande por parte das famílias e dos alunos, tanto que não houve uma evasão nesta escola “, disse Anderson Ferreira.

Na cerimônia de abertura, participaram, além do prefeito, representantes das Forças Armadas, por ser uma parceria entre o município e os ministérios da Defesa e da Educação. O principal ato simbólico foi a entrega da boina aos estudantes. A partir desse momento, os 682 alunos vestiram oficialmente o fardamento da Escola Cívico-Militar. Todos os professores são da rede municipal e foram capacitados conforme as diretrizes das escolas cívico-militares. Para auxiliar os gestores, coordenadores e professores, 12 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica atuarão na unidade de ensino e farão todo o acompanhamento disciplinar junto aos alunos e familiares. Além de enfatizar os preceitos do Projeto Valores, um dos objetivos também será preparar os estudantes para entrarem em escolas militares após concluírem o Ensino Fundamental.

“Me sinto feliz em estar com os amigos e professores numa escola diferenciada, em um local onde o ensino é valorizado. Depois de mais de um ano sem frequentar a escola fisicamente, senti muita emoção e felicidade quando passei pelo portão e segurança com as medidas sanitárias que foram adotadas”, disse Emilly Gabrielle, aluna do 9º ano. Coordenador Regional do Programa de Escolas Cívico-Militares no Nordeste, Júlio César Pontes destacou Jaboatão dos Guararapes como “um dos municípios mais avançados do Brasil tanto na estrutura da escola quanto no fardamento dos alunos”.


04/10/2021 às 16:29 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Programa ‘Mais Jaboatão’ encerra o ano com 31 mil atendimentos realizados

No sábado passado (05), a Prefeitura do Jaboatão realizou na Escola Municipal Nossa Senhora dos …