Um clima de mobilização tomou conta da atual gestão municipal de Jaboatão neste sábado (17). Desde as primeiras horas de hoje, servidores e equipes técnicas estão em constante comunicação, buscando a melhor forma de enfrentar as fortes chuvas previstas para os próximos dias, conforme alertas emitidos pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo dados repassados à prefeitura, a previsão é de chuvas entre 150mm e 200mm por dia até a próxima terça-feira (20). O volume é expressivo e preocupa, especialmente porque 211 mil pessoas vivem atualmente em 161 áreas consideradas críticas no município.
“O nosso objetivo é informar às pessoas sobre a previsão de chuvas que estão para ocorrer. Estamos agindo com muita precaução e cuidado para salvar vidas”, afirmou o prefeito Mano Medeiros. Ele reforçou que, inicialmente, a recomendação é que moradores em áreas de risco procurem abrigo com parentes. “Caso eles não tenham essa opção, estamos disponibilizando 26 abrigos bem equipados para recebê-los”, acrescentou.
A Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes também entrou em ação. O secretário executivo da pasta, Elton Moura, explicou que uma estratégia foi montada para organizar as visitas dos voluntários às áreas de risco, que foram divididas em dois lotes. A ideia é orientar os moradores com responsabilidade, evitando pânico. “Estamos fazendo um trabalho preventivo para cuidar da vida das pessoas. A união de todas as secretarias nesse momento mostra que Jaboatão está forte para minimizar ao máximo possível os danos que a chuva pode causar”, declarou.
A Defesa Civil atuará em regime de plantão 24 horas nos próximos dias, mantendo o município em estado de alerta. Os moradores podem acionar o órgão pelos números 0800 281 2099 e (81) 99195-6655.
O Blog do Andros segue acompanhando de perto os desdobramentos e já está em oração para que tudo ocorra da melhor forma possível.
17/05/2025 às 14:22 – Por Andros Silva