Destaques!
Foto: Marcelo Vidal/SDSCJ

Governo de Pernambuco lança Papo em Libras na TV e nas redes sociais

Nesta segunda-feira (18), foi lançado o primeiro de 12 vídeos do projeto Papo em Libras. A iniciativa vai possibilitar o acesso da população ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais por meio de aulas veiculadas na televisão e nas redes sociais. O projeto está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), em parceria com a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e com a TV Pernambuco, que veiculará os vídeos em sua grade de programação.

As aulas têm duração de até dois minutos e contam com os instrutores da Central de Libras da Sead como protagonistas. Nos vídeos, eles ensinam ao público os elementos mais utilizados pelas pessoas surdas na comunicação diária, como cumprimentos, expressões temporais e referentes a calendário, a pessoas e família, a documentos e a formas de pagamento. “A gente ainda tem um déficit muito grande em relação à acessibilidade e à garantia de que todo mundo possa se comunicar. O Papo em Libras chega exatamente como estratégia para ampliar esses esforços”, disse o secretário da SDSCJ em exercício, Joelson Rodrigues.

De acordo com a secretária executiva de Segmentos Sociais, Marília Bezerra, o lançamento do Papo em Libras se soma a outras ações recentes. “No fim do ano passado, havíamos lançado o Libras@PE, ferramenta que disponibiliza intérpretes de Libras de forma virtual em órgãos públicos. Agora, queremos possibilitar o alcance da Língua Brasileira de Sinais a mais pessoas, para que mais gente possa estar mais preparado para manter comunicação com as pessoas surdas nas situações do dia a dia”, declarou.

A iniciativa foi aprovada por pessoas surdas que estiveram no lançamento, como Ana Lúcia Pereira, presidente da Associação de Surdos de Pernambuco. “O projeto tem uma importância significativa para a comunidade surda, pra gente evoluir, sabendo que existem tantas barreiras na comunicação”, contou, com contribuição dos intérpretes de Libras Bruno Souza e Angela Oliveira. 

Além de ganharem espaço na TV, os vídeos serão postados toda segunda-feira, às 12h30, nas páginas do Governo de Pernambuco (@governope), da SDSCJ (@sdscj.govpe) e da TV Pernambuco (@tvpernambuco) no Instagram e no YouTube.

Link do primeiro episódio: https://www.youtube.com/watch?v=VNEBcUckWaU



18/04/2022 às 18:31 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Vídeo: Adeildo da Igreja prestigia celebração dos 40 anos de Márcio do Curado

Adeildo da Igreja, atual presidente da Câmara de Vereadores do Jaboatão, marcou presença no evento …