Divulgação

Etiqueta nas confraternizações: gestora dá dicas de comportamento nos eventos corporativos

Com o final do ano em curso, vacinação em andamento e planos de convivência que permitem encontros, as empresas também estão voltando a promover suas tradicionais confraternizações de equipes. O momento de integração, celebração e até premiação, que aconteceu online no ano passado ou nem chegou a ser realizado, voltou a entrar no calendário e traz um tema sempre atual: comportamento nas ocasiões.

“As confraternizações são importantes para o fortalecimento das relações. É uma forma de exaltar a empatia e mostrar que há no contexto momentos fraternos e a visão da qualidade de vida no trabalho”, comenta Noêmia Resende, professora de Administração da Faculdade Nova Roma e diretora da Intelectus Treinamento. Os encontros, geralmente custeados e promovidos pelas empresas, são descontraídos e leves, mas requerem atenção ao limite entre os lados profissional e pessoal. “Respeito e empatia são essenciais e devem sempre ser a referência das relações”, comenta.

Para evitar gafes, constrangimentos ou até situações mais graves, a gestora lista algumas dicas para que as confraternizações aconteçam com fluidez e sejam agradáveis para todo mundo:

Bebidas alcóolicas – algumas empresas oferecem, mas não significa dizer que tudo está permitido ou que a bebida seja justificativa para excessos. É fundamental que o consumo seja moderado e dentro do limite de cada pessoa;

Conteúdos – assuntos internos, de departamento, cliente ou funcionários não devem fazer parte das conversas. Opte sempre por temas leves, de dia a dia, mas que não envolvam informações da empresa;

Brincadeiras – muito cuidado nesse aspecto. É preciso entender a situação e com quem vai brincar para evitar situações embaraçosas. Lembre sempre que piadas sobre gênero, peso e cor são crimes.

Roupas – tente conciliar o estilo do lugar com a política organizacional da empresa


22/12/2021 às 08:32 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Homenagem póstuma às vítimas do naufrágio do navio Concórdia

Foto mostra tripulantes do navio Concórdia, que naufragou no Grande Recife. Foto: Arquivo pessoal