Yuri Herculano é advogado criminalista e especialista em Direito Penal. Divulgação

Especialista analisa aumento da criminalidade em PE e aponta caminhos

Em maio, o número de crimes voltou a subir e registrou alta de 4,7% em Pernambuco (306 pessoas mortas), na comparação com o mesmo período do ano passado (292 homicídios). Os dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social incluem ainda feminicídios e violência doméstica.

Para explicar o aumento da violência no Estado, o advogado criminalista Yuri Herculano considera que é preciso avaliar o cenário de uma maneira macro e não apenas comparar os números mês a mês. Na opinião do especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra-Portugal, a criminalidade tem relação direta com outros aspectos, que também precisam ser levados em consideração na análise, e não se limita apenas à questão da segurança pública, embora seja fundamental. 

”É necessário avaliar, comparar e confrontar também os dados de violência com os dados socioeconômicos do Estado”, ressalta Yuri, que também é sócio do escritório Herculano & Ribeiro Advocacia. Ele destaca, por exemplo, a melhoria na iluminação pública, que consegue reduzir a incidência na localidade. O saneamento básico, quando existente, também pode ajudar a diminuir as estatísticas negativas e ainda garantir o direito à cidadania à população. 

Educação e emprego

Outro aspecto relevante é a inclusão na educação e ocupação, que pode mudar a perspectiva de muita gente. Só no primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego no Brasil ainda permanece elevada e alcança 11,1%, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. Mais: o rendimento médio da população brasileira, em 2021, foi o menor desde 2012.

Drogas

Yuri frisa ainda a estreita relação que há entre o consumo e dependência de drogas ilícitas e a dificuldade, muitas vezes, de sustentar o vício, gerando mais homicídios. Sem falar das disputas de facções criminosas, que reforçam os números.


17/06/2022 às 08:45 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Aumenta lista de devedores e de débitos em atraso em PE, diz SPC

Reprodução