Vereador mais votado do Jaboatão e morador da área, Marlus Costa, a pedido do Blog, emitiu nota sobre o problema na praia de Candeias, que ganhou as telas das TVs e movimentou Jaboatão nos últimos dias.
Segundo o parlamentar: “sem dúvidas este problema do esgoto se agravou após as obras de saneamento da Compesa/BRK”, realizadas em algumas ruas do bairro.
Para Marlus, o crime ambiental está destruindo “a nossa praia e consequentemente prejudicando toda população que mora na orla e todos aqueles que também usufruem deste espaço.”
O parlamentar disse ainda que como Poder Legislativo Municipal, tem feito sua obrigação de acionar o Poder Executivo para que seja feita a fiscalização necessária junto aos órgãos do Estado. “Os documentos em anexo foram protocolados desde o ano passado”, explica sobre os requerimentos enviado ao Blog, o qual você confere no final desta publicação.
Mais detalhes sobre o caso!
Ao identificar o problema, a Prefeitura do Jaboatão, disse que a mancha escura na praia tratava-se de um acúmulo de sargaço na água, comum nesta época do ano. A Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), também confirmou e contou que realmente se trata de uma concentração elevada de algas marinhas naquela parte do mar.
Porém a própria CPRH acrescentou que os nutrientes nos esgotos domésticos – lançados na rede de drenagem de águas pluviais com destino ao mar – servem de alimentos para essas algas, o que contribui para a proliferação, confirmando assim que o problema não se deu apenas por excesso de “sargaço”, como é popularmente conhecida as plantinhas.
Inclusive o órgão ressaltou que a praia de Candeias (em frente ao antigo restaurante Candelária) se encontra imprópria para banho, conforme a Resolução Conama nº 274/00 que define padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade.
Em tempo… O Blog vai ouvir o que tem a dizer a BRK Ambiental e a Compesa, sobre a fala do vereador do Jaboatão e morador de Candeias, Marlus Costa.
Imagens dos documentos enviados por Marlus
03/03/2022 às 09:39 – Por Andros Silva