"É um sentimento de muita gratidão a Deus por ter conhecido esse povo." Foto: Andros Silva

Entrevista // Padre Damião fala sobre sua saída da Igreja Matriz de Santo Amaro: “Eu serei eternamente grato a Jaboatão”

Assim que acabou a Festa de Santo Amaro em Jaboatão Centro, no sábado (15), por volta das 21h, ao sair do palco, o Padre Damião Silva, atendeu o Blog do Andros. Nas dependências da Igreja Matriz, local onde passou longos 11 anos, o religioso, visivelmente emocionado, falou com exclusividade sobre ter que deixar Jaboatão dos Guararapes, cidade que aprendeu a amar.

Na conversa, Damião Silva agradeceu ao povo da cidade, disse que será “eternamente grato a Jaboatão” e explicou também como ficará a sua relação com a Festa de Santo Amaro, evento que coordenou por mais de uma década. O Padre amado pelo povo jaboatonense ainda deixou uma mensagem para os leitores, afagando assim corações aflitos nestes tempos de pandemia.

Ao final da entrevista, o deputado estadual Guilherme Uchoa Jr, a coordenadora da Biblioteca Poeta Benedito da Cunha Melo, Mirtes Figueirôa e o prefeito do Jaboatão, Anderson Ferreira, falam sobre o Padre Damião Silva.

Devotos acompanham o andor de Santo Amaro no último dia da festa. Foto: Leandro de Santana/PJG

Andros Silva – Padre, sabemos que faz parte da sua missão, o senhor também não vai para tão longe, vai para aqui pertinho, Recife, mas já são 11 anos em Jaboatão dos Guararapes, eu conversei com algumas pessoas e essas pessoas choravam quando eu falava da sua despedida, como fica o coração do senhor, depois de tanto tempo, ter que deixar a cidade que lhe abraçou?

Padre Damião –
Realmente a gente fica muito saudoso, são 11 anos, a gente conseguiu construir aqui laços de afeto, de carinho com esse povo, esse povo tão amado. Aqui é uma comunidade de fé, a gente fica feliz e eu só digo a Deus obrigado, porque se conseguimos chegar e realizar tantos feitos, foi porque cada um colaborou do seu jeito. Eu serei eternamente grato a Jaboatão, a cada jaboatonense, a cada cristão dessa cidade, que com muito carinho nos apoiou, nos sustentou, esteve do nosso lado, como falei, é um sentimento de muita gratidão a Deus por ter conhecido esse povo, que agora não é mais um povo desconhecido, agora faz parte da minha família.

Quando o senhor estará de fato deixando Jaboatão e com essa mudança, como fica a sua relação com a Festa de Santo Amaro?

Até o dia 30 deste mês (janeiro) eu estarei aqui ainda, mas depois do dia 30, já serão empossados os novos administradores e aí eu irei para outra missão, que vai ser na Madre de Deus (no Recife) e retornarei sempre aqui sim, mas como Padre convidado da festividade. Também terei a maior alegria de atender convites feitos, para que eu possa retornar em algum momento e ajudar a comunidade.

Padre, o senhor tem muita gente para atender ainda esta noite, foram dias de muito trabalho, portanto, para encerrar, neste momento difícil de pandemia que estamos atravessando e tem deixado muita gente aflita, depressiva, qual mensagem, mesmo que de forma rápida, o senhor poderia deixar para quem está lendo a nossa entrevista?

Coragem, esperança, são as palavras de ordem. Precisamos nos cuidar, cuidar do próximo, usar máscaras, álcool em gel, se preocupar com o momento delicado que estamos vivendo, mas é importante lembrar que devemos tocar a vida sempre em frente, com fé e acreditando em Deus.


Depoimentos

Guilherme Uchoa Jr…

“Criamos uma relação de amizade, há dez anos venho a procissão.” Foto: Andros Silva

O deputado estadual, Guilherme Uchoa Jr, foi um dos nomes representativos da política de Pernambuco que circulou pela festa. O político falou com o Blog, e revelou que há dez anos participa da cerimônia em homenagem ao santo padroeiro, ele também destacou sua admiração pelo Padre Damião Silva.

“O Padre Damião é uma pessoa muito especial pra mim, é uma pessoa que me ajudou muito nas minhas dificuldades e graças a Deus a gente está aqui de pé, firme, tendo a oportunidade de participar dessa noite de festa. Criamos uma relação de amizade, há dez anos venho a procissão, venho também para algumas missas. A minha relação com o Padre, com Jaboatão, é antiga, meu chefe de gabinete (Bruno Araújo) é daqui da cidade, então eu não poderia deixar de estar aqui no dia de hoje, que é a despedida do nosso querido Frei Damião.

Mirtes Figueirôa…

“Ele é uma pessoa que agrega, um verdadeiro ungido de Deus.” Foto: Andros Silva

Quem também conversou com o Blog, foi a conhecidíssima Mirtes Figueirôa. Integrante de família tradicional da cidade, a coordenadora da Biblioteca Benedito da Cunha Melo, que também atua no Cine Teatro Samuel Campelo e no Instituto Histórico de Jaboatão, ambos localizados no centro da cidade, disse que Frei Damião, desde que chegou em Jaboatão, mudou vidas, inclusive a dela.

“Eu nasci e me criei na Rua de Santo Amaro, sou devota de Santo Amaro, tudo já vivencie aqui, já passaram vários párocos, mas Frei Damião teve mesmo um diferencial na vida de muita gente e também na minha. Passei a ser mais fiel, mais religiosa, ele é uma pessoa que agrega, um verdadeiro ungido de Deus. Vai ser muito difícil para todos nós, e ainda mais pra mim essa partida do padre, pois eu tenho um relacionamento diferenciado com ele, eu faço pilates com ele, aqui mesmo nesta rua (de Santo Amaro) toda terça e quinta às 6h. Quinta-feira (13) foi meu aniversário e o primeiro parabéns que recebi foi com ele abrindo os braços e cantando pra mim, (Figueirôa não conteve as lágrimas ao lembrar deste momento) isso me deixa muito emocionada. Vou sempre, claro, ficar pedindo a Deus que continue abençoando a vida dele. Bom é que ele vai estar logo ali na Madre de Deus e sempre que dê a gente vai atrás dele,” finalizou.

Anderson Ferreira…

“Provérbios 17 diz assim: “um amigo, ama outro amigo, mas na diversidade, surge um irmão.” Foto: Leandro de Santana/PJG

Do palco, o prefeito do Jaboatão, Anderson Ferreira, também fez uma homenagem ao Padre: “Ele tem um jeito tão diferente de lidar com as pessoas, que cativa todos nós”, destacou o chefe do Poder Executivo.

Anderson lembrou uma passagem bíblica e ao falar do carinho e amor que sentia por Damião, foi aplaudido pelo público que acompanhava atento a celebração… “Provérbios 17 diz assim: “um amigo, ama outro amigo, mas na diversidade, surge um irmão” e eu quero dizer Padre Damião que você é um grande irmão nosso, eu aprendi a amá-lo, respeitá-lo, e tenho o maior orgulho, de onde eu ando pelo Estado de Pernambuco, dizer que na cidade de Jaboatão, logo quando eu cheguei, fui tão bem acolhido e com isso ter conseguido construir parcerias que beneficiou o povo de Jaboatão.”

O administrador do município finalizou pedindo “uma salva de palma” para o seu irmão católico e desejou que Deus abençoasse a família das pessoas que ali estavam.


Em tempo…
Padre Rogério Silva é quem vai ocupar o lugar deixado pelo Padre Damião. No dia 30, às 17h, na Igreja Matriz de Santo Amaro, acontecerá a Missa de Posse do novo Pároco e Vigário Episcopal.



17/01/2022 às 10:18 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Confira o horário de funcionamento do Shopping Guararapes no dia 1º de Maio e no Aniversário de Jaboatão

Divulgação