Foto: Chico Bezerra/PMJG

Em encontro com secretários do Estado, Mano anuncia criação da Secretaria de Defesa Civil e seleção pública para complementar o quadro


Nesta sexta-feira (27) Mano Medeiros recebeu no Complexo Administrativo as visitas do Coronel Clóvis Ramalho, secretário-executivo de Defesa Civil de Pernambuco e do Tenente-coronel George Vitoriano, Diretor de Gestão de Riscos de Desastres.

No encontro Medeiros, chefe do Executivo em Jaboatão, anunciou a criação da Secretaria de Defesa Civil do município e adiantou que realizará seleção pública para contratação de 95 profissionais, reforçando a celeridade dos serviço de prevenção e resposta a desastres, cujo edital será lançado no primeiro trimestre de fevereiro.


“Segundo o IBGE, cerca de 33% da população jaboatonense moram em áreas de risco, ou seja, em torno de 230 mil pessoas, o que nos coloca em sexto lugar no país em moradias de risco. É um desafio extremo, sobretudo quando enfrentamos chuvas concentradas em quantidades bem acima da média, como as de 2022. Estruturar a Secretaria de Defesa Civil é uma forma de priorizar ainda mais o tema e tomar as decisões de forma mais rápida, já que o órgão fica ligado diretamente ao gabinete”, afirmou o prefeito.

Mano também vai dar ordem de serviço, em breve, para início da construção de 138 muros de arrimo em áreas de risco, com investimento de R$ 26,5 milhões, aguardando apenas autorização da Caixa Econômica Federal (CEF). Outra iniciativa plausível foi o encaminhamento, ao Governo Federal, de um Plano Habitacional com 305 unidades, para moradores que perderam suas casas. Deste, ainda não obteve retorno.

“A Defesa Civil Estadual estará à disposição para dar todo apoio técnico que a cidade necessitar”, garantiu o secretário-executivo de Defesa Civil do Estado, coronel Ramalho.



27/01/2023 às 18:54 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Jornada Sebrae leva capacitação para empreendedores de Jaboatão; iniciativa é parceria com a Prefeitura

Fotos: Divulgação e Chico Bezerra/PMJG