Viviane Mosé/Divulgação

Educação com autonomia: Viviane Mosé realiza palestra no Recife

O Colégio Salesiano Recife proporcionou aos pais e público em geral, na noite da terça (24.08), um evento rico em conteúdo e reflexões. Pela primeira vez em um ano e meio, a filósofa e psicanalista Viviane Mosé aceitou o convite para uma viagem. Feliz por estar no Recife, ela, que tinha um ritmo acelerado de palestras em todo o Brasil, falou de reflexos e aprendizados com a pandemia, do lado bom e ruim do digital para crianças e adolescentes, da importância do tempo vivido entre pais e filhos, do papel da escola para incentivar a autonomia e criatividade dos alunos.

Tendo como tema “Educando para a excelência, autonomia e evolução”, a palestra, realizada no Teatro Boa Vista, no Colégio Salesiano, Centro do Recife, abordou ainda o cuidado com o outro e os valores. O evento foi intermediado pelo diretor pedagógico do Salesiano, Luiz Ventura.

Viviane Mosé e Luiz Ventura. Foto: Divulgação

“O foco principal da educação é aprender a aprender. É saber separar as fases, selecionar conteúdo qualificado. Aprender a aprender desde o processo de transformação tecnológica é essencial porque tudo muda tão rápido que, sem as ferramentas de aprendizagem, você não consegue atingir seu objetivo”, disse Viviane.

De acordo com a especialista, as escolas precisam ser o espaço onde todos os estudantes tenham o direito de ir além, e para isso é necessária uma mudança conceitual no sistema de ensino, onde os alunos possam aprender a criar conhecimento. 

“É produzir pessoas com curiosidade, que saibam elaborar um projeto de pesquisa desde o Ensino Fundamental, no dia a dia. Para tudo, a criança pode pensar por meio de projetos, isso faz com que ela faça um acompanhamento, planejamento das suas ações. Desenvolver-se de modo autônomo é não se submeter à máquina cruel do lucro”, acrescentou a palestrante.

O Colégio Salesiano Recife proporcionou aos pais um evento rico em conteúdo e reflexões. Foto: Divulgação

Novidades

Luiz Ventura, diretor pedagógico do Salesiano, ainda abordou a novidade trazida pelo Educa 21, programa adotado pelo colégio que desenvolve nos alunos a capacidade de perceber e gerenciar suas emoções, aplicar pensamento crítico na resolução de desafios, aprimorar a criatividade, estimular a liderança, ter mais empatia e estabelecer relações positivas com o mundo ao seu redor.

Além do programa bilíngue Edify, onde os alunos desenvolvem seu conhecimento na língua inglesa ao mesmo tempo de que ampliam suas habilidades criativas e socioemocionais de forma inovadora.

Transmissão

O evento na íntegra está disponível abaixo. A participação de Viviane tem início a partir de 1h29:20 do vídeo.


25/08/2021 às 11:58 – Com informações da assessoria

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Vereador Alcides Cardoso critica gestão de João Campos pela falta de kits escolares: “Educação é coisa séria”

Alcides Cardoso. Foto: Phillipe Jonathan - João Campos. Foto: Divulgação