Destaques!
Divulgação

Dia Nacional do Sorvete – Confira curiosidades sobre esta delícia

O sorvete é uma paixão brasileira, principalmente nos dias mais quentes do verão. Atualmente o país ocupa a 12ª posição no ranking mundial de consumo da iguaria. Nesta quinta-feira (23), é comemorado o Dia Nacional do Sorvete. E a data não foi escolhida aleatoriamente: trata-se do fim do inverno e início da temporada de calor no Brasil, período em que as vendas de sorvete aumentam. Anualmente o setor fatura em torno de R$ 13 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).

Além de ser delicioso, o sorvete pode ser uma opção bastante saudável para se refrescar. De acordo com a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Fabiana Freire, a iguaria pode ser considerada um alimento nutricional. “Ele é fonte de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais, além de ser uma ótima fonte de energia. Existem ainda sorvetes feitos com leite de amêndoas e até mesmo leite de arroz, que são ótimos para quem tem intolerância à lactose”.

Outra opção que é queridinha de todos é o picolé. De limão, uva, abacaxi, coco, kiwi e até de amendoim. O picolé é vendido em qualquer lugar e faz o maior sucesso no verão. Além de saboroso e refrescante, o famoso sorvete de palito é uma excelente opção para o lanche da manhã ou da tarde e ainda ajuda a manter o corpo hidratado nos dias quentes. “Os picolés de fruta, por exemplo, são excelentes alternativas para substituir os sorvetes cremosos. Além de não ultrapassarem mais de 60 calorias, são também consideradas fontes importantes de hidratação”, complementa a nutricionista.

SORVETE NO BRASIL – Mas você sabe como surgiu essa delícia no país? A primeira sorveteria brasileira nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo.

As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo. A taça de sorvete “sundae” surgiu no início do século 20, nos Estados Unidos, e era servida aos domingos (sunday, em inglês, significa domingo). Nos dias de hoje existem várias versões do doce, preparados com diferentes ingredientes: o sorvete tradicional – feito com leite e açúcar, o gelato – tem os mesmos ingredientes do sorvete tradicional, mas em proporções diferentes, além de ter menos gordura, e o sorbet – feito com frutas, açúcar e um pouquinho de água. E não leva ovos e nenhum tipo de gordura.

Que tal preparar um delicioso sorvete em casa? Confira esta receita simples para o preparo com frutas congeladas:

Ingredientes

10 bananas congeladas

8 morangos

50ml de água filtrada para ajudar a bater

Modo de Preparo

  1. Num liquidificador, coloque primeiro a água e depois o morango e a banana
  2. Bata até obter uma consistência lisa. Se tiver dificuldade para bater, pode pausar o liquidificador e usar uma colher para ir mexendo;
  3. Bata novamente até obter uma consciência lisa. Decore a gosto

Observação: para ficar bem docinho, a banana precisa estar madura.


22/09/2021 às 15:40 – Da assessoria para o Blog do Andros

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Dia do Panificador – conheça a história e cenário atual do mercado de panificação

O pão francês faz parte do dia a dia do brasileiro. Apreciado em diferentes formatos, …