O Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), que fica no casarão rosa do Complexo de Salgadinho, datado de 1978, foi requalificado e grafitado. Pelas mãos do artista Galo de Souza, uma mistura de cores, mostram elementos que fazem parte do universo de Olinda, como casarios do sítio histórico, músicos, farol, passistas e instrumentos musicais.
O espaço que conta conta com 47 professores e 407 estudantes matriculados, está de cara nova a partir dos muros da escola por um motivo especial. De 22 a 26 de novembro, a casa comemora a 23ª Semana da Música com homenagem aos 50 anos de estrada do Quinteto Violado.
Os violados participam já na segunda (22) às 18h30 do evento que vai apresentar shows de Miláh Coutinho e da Banda Sinfônica do CEMO, com a participação do cantor Ed Carlos. A programação segue na terça (23) com um show do Quinteto in Case, às 15h30, além de palestra com Alex Santana sobre ‘Respiração e Concepção de Articulação para Instrumentos de Metais’, às 16h. Gilu Amaral ministra uma oficina sobre Orquestração Percussiva, às 17h.
Na quarta-feira, dia 24, a programação terá apresentações dos professores Dennis Aderson, Sophia Cybele Fatima Marinho, Igor Joshua e a banda Genesis Trumpet’s. Na quinta-feira, o Cemo traz os recitais didáticos em piano, através de Áurea de Moraes e Jéssica Miranda e shows da banda Corisco, Tríduo e Fernando Moraes. No dia do encerramento, sexta-feira, 26, o público poderá conferir de perto o lançamento do livro Climério de Oliveira e Marcos FM, Frevo: transformações ao Longo do Passo’ e show com Amauri Andrade e a oficina de frevo, com Henrique Albino.
O acesso será gratuito e respeitando os protocolos sanitários vigentes.
19/11/2021 às 13:27 – Por Andros Silva