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Campanha Sons do Bem: Iniciativa solidária vai doar aparelhos auditivos para pessoas carentes que moram em Jaboatão dos Guararapes

No próximo dia 10 de novembro é comemorado o Dia Nacional de prevenção e combate à surdez e para marcar a data a cidade de Jaboatão dos Guararapes, na RMR, recebe a 6a edição da Campanha Sons do Bem, uma ação solidária que visa, principalmente, a promoção da saúde por meio da doação de aparelhos auditivos para população em situação de vulnerabilidade. O objetivo é transformar a vida de pessoas com deficiência auditiva e conectá-las ao mundo que lhes cerca. Este ano, serão doadas dez próteses, contemplando sete pacientes que estão sendo acompanhados há dois meses por uma equipe multidisciplinar. A entrega dos aparelhos ocorrerá durante um evento no Cinépolis do Shopping Guararapes, no próximo dia 9 de novembro (quarta-feira), a partir das 9h, e contará com a presença de Maestro Spok e representantes dos nossos times de futebol, que serão os embaixadores desta edição.

Este ano, a campanha Sons do Bem vai contemplar pessoas assistidas pelo Instituto Peró, braço social do Shopping Guararapes, e pessoas em situação de vulnerabilidade acompanhadas pela Prefeitura de Jaboatão. As instituições ficaram responsáveis pela seleção dos pacientes que, durante o processo de triagem, foram submetidos a exames e acompanhamento médico. Após receberem as próteses, esse grupo será acompanhado por especialistas por um período vitalício. O investimento na campanha é de R$ 120 mil.

“Esse projeto realmente muda a vida das pessoas. Acreditamos que nosso papel na sociedade vai além de vender aparelhos. Acredito na inserção das pessoas a vida cotidiana através da utilização do produto que vendemos. Voltar a ouvir significa ter a dignidade restaurada. Essas pessoas vão poder, desde interagir com familiares, até serem inseridas no mercado de trabalho. O melhor é que oferecemos assistência ao longo da vida para todos os beneficiados no projeto”, ressalta o diretor da Audivida, Ricardo Ferraz.

Ricardo Ferraz/Divulgação

SONS DO BEM A campanha é encabeçada pela empresa Audivida e foi idealizada pelo empresário Ricardo Ferraz. A iniciativa tem quebrado as barreiras do isolamento trazido pelos problemas auditivos, que afeta uma população vulnerável e pouco assistida pelo poder público. Nas três primeiras edições, o projeto contemplou 30 pessoas, foram doados 56 aparelhos. Um investimento de aproximadamente R$ 260 mil, mas que vai além do dinheiro empregado. O valor está na mudança da vida de pessoas que se viam sozinhas e discriminadas.

A primeira edição da campanha Sons do Bem ocorreu em 2016. Na ocasião, idosas atendidas pelo Abrigo Espírita Lar de Jesus, no bairro da Torre, e pelo Instituto Padre Venâncio, na Várzea, Zona Oeste do Recife, tiveram a chance de voltar a ouvir. No ano seguinte, idosos que viviam no Abrigo Santo Antônio, em Casa Caiada, Olinda, conseguiram se reencontrar com os sons que os cercavam. Em 2021, a ação contou com a parceria da Igreja do Amor de Paulista.

A campanha, além de dar mais dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade, tem como objetivo chamar a atenção para os cuidados com a audição e como a surdez pode afetar as relações sociais, gerando conflitos e preconceito. “A cada ano que passa a campanha nos surpreende positivamente. Sinto que estamos crescendo e ganhando mais experiência nessa área social, que acabou se tornando um braço importante do trabalho de nossa empresa ao logo do ano”, pontua Ferraz.

CONTEMPLADOS Nesta edição, a Audivida contou com dois grandes parceiros, o Instituto Peró e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que ficaram responsáveis pela seleção dos possíveis beneficiados. Entre os contemplados selecionados pela gestão municipal está a diarista Rosângela Santana da Silva, 51 anos. Ela foi uma das vítimas das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana no fim do mês de maio deste ano. Rosângela viu a vida ser transformada pela catástrofe, perdeu o filho, boa parte dos móveis e eletrodomésticos da casa e passou a notar dificuldades para ouvir. Em virtude do valor dos aparelhos, a faxineira já havia desistido de adquirir as próteses e desde então se comunica com muita dificuldade e se sente constrangida muitas vezes. Ela sonha em voltar a ouvir para que possa retornar ao convívio social.

Dona Darcy Bernadete, 63, possui uma história semelhante. A idosa também perdeu quase tudo durante os temporais deste ano. A única renda é o Auxílio Brasil pago pelo Governo Federal. Há alguns anos, foi diagnosticada com câncer e após passar por várias sessões de quimioterapia percebeu uma redução na capacidade auditiva. Sem dinheiro para adquirir as próteses, Dona Darcy encontrou na campanha Sons do Bem a chance de voltar a ouvir a se relacionar com as pessoas de maneira agradável e sem constrangimentos.

O aposentado Manoel Fernandes da Silva, 69, sustenta a família de sete pessoas com o dinheiro da aposentadoria, um salário mínimo, mais o valor pago pelo Auxílio Brasil do Governo Federal. Durante boa parte da vida trabalhou em locais com muito barulho e sem a proteção necessária, o que gerou perda auditiva. O idoso conta que há quinze anos tenta receber as próteses por meio do Sistema Único de Saúde, mas nunca foi contemplado. Seu Manoel teve as esperanças renovadas após ser incluído na lista de contemplados da ação social.

Willyanne Vitória de Lima, 15, também faz parte da lista dos que vão ser agraciados com a ação. Ela nasceu com uma má formação congênita. A adolescente não possui um dos braços, além de possuir um desvio na coluna. Durante os exames, ficou constatado que Willyanne não possui audição do lado esquerdo e perda severa do lado direito. A jovem é atendida pelo Instituto Peró e também sonha em poder se comunicar melhor.

AUDIVIDA A empresa Audivida, responsável pela iniciativa, possui unidades próprias em São Paulo (SP) e no Recife (PE), além de clínicas parceiras em Maceió (AL), Natal (RN) e Salvador (BA). Em 19 anos de história, a empresa ajudou mais de seis mil pessoas a terem de volta qualidade de vida por meio da recuperação da audição. Em 2022, a empresa inaugurou sua mais nova unidade, que fica localizada no Shopping Guararapes. Um investimento de aproximadamente R$ 500 mil que demonstra a preocupação da empresa no processo de inclusão e descentralização dos serviços oferecidos.

INSTITUTO PERÓ Criado há 18 anos como braço social do Shopping Guararapes, o Instituto Peró surgiu com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes de Jaboatão dos Guararapes, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. O Peró usa a arte e a profissionalização como caminhos de incentivo à educação, cidadania e protagonismo. Entre as principais atividades do Instituto estão aulas de dança, música, mediações de leitura, cidadania e educação ambiental, além de projetos de formação profissional.

SERVIÇO 6ª Edição da Campanha Sons do Bem

Data: 09/11/2022 (quarta-feira)

Hora: 9h

Local: Cinépolis do Shopping Guararapes – Sala 3


08/11/2022 às 10:30 – Com informações da assessoria

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