Câmara do Jaboatão. Foto: Andros Silva / Câmara de Caruaru. Foto: Vladimir Barreto

Câmara de Jaboatão precisa de aulas de transparência com Caruaru

Enquanto a Câmara de Vereadores de Caruaru comemora a conquista da certificação Ouro no Radar Nacional da Transparência Pública, com um índice de 91,79%, a de Jaboatão decepciona no quesito comunicação. O site oficial carece de atualizações regulares, e o perfil no Instagram segue o mesmo caminho.

A certificação, concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), avalia critérios fundamentais de transparência pública, como a transmissão online das sessões legislativas, algo que a Câmara de Jaboatão não realiza e, ao que tudo indica, não pretende realizar tão cedo.

Outro requisito é a divulgação de sessões, audiências públicas e eventos solenes em meios como rádio, TV e internet. No entanto, esperar isso da Casa Vidal de Negreiros, nome oficial da Câmara de Jaboatão, parece um sonho distante.

O reconhecimento de Caruaru é fruto de um trabalho consistente para fortalecer a confiança da população, promover a participação cidadã e inspirar outras instituições. A Câmara de Jaboatão deveria se espelhar nesse exemplo e considerar “aulas” com os parlamentares caruaruenses para compreender a importância da transparência.

Este blog espera que o próximo presidente da Câmara de Jaboatão se comprometa em mudar essa realidade, adotando práticas mais modernas e abertas, como as de Caruaru. Os jaboatonenses merecem essa evolução, e estaremos aqui para cobrar. Doa a quem doer!



15/11/2024 às 12:36 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

“Mano não veio para prometer, mas para fazer”, diz líder comunitário durante entrega de rua no Jardim Jordão

Foto: Josué da Mata