As atualizações do site da Câmara de Jaboatão dos Guararapes estão andando a passos lentos, lentos quase parando. O portal oficial, que deveria receber atualizações frequentes, até mais do que o perfil no Instagram por ser a fonte institucional, trouxe apenas duas novas publicações neste mês; as demais que estão no ar são datadas de janeiro, com exceção de uma, de 16 de abril, informando que não haveria expediente devido ao feriado da Semana Santa e Tiradentes. No dia 7, informou sobre um pedido de homenagem ao prefeito do Recife, João Campos. Ao menos, foi apenas isso que encontrei.
De acordo com o site, durante a 33ª Reunião Ordinária, realizada também na quarta-feira (7), foi discutido o Projeto de Resolução nº 09/2025, que propõe conceder o título de cidadão jaboatonense ao herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos. João, que é apontado como possível adversário de Raquel Lyra na disputa pelo governo de Pernambuco no próximo ano, entraria com o pé direito na cidade.
A proposta, segundo a publicação oficial da Câmara Vidal de Negreiros, é de autoria dos vereadores Getúlio Belém, do PL, partido comandado localmente por Anderson Ferreira, e Márcio do Curado. Este último aparece no site como membro do PSD, mas praticamente todo o meio político do município comenta que ele está com um pé no PSB, legenda do possível homenageado, e é cotado para coordenar a campanha socialista em Jaboatão. Só falta ele confirmar em público, o que pode ocorrer em breve.
Uma homenagem como essa elevaria o nome de João Campos em uma cidade estrategicamente importante politicamente, dando destaque à sua imagem em pleno território governado por Mano Medeiros, prefeito atualmente alinhado com Raquel Lyra. Será que João merece tamanha honraria? Isso, claro, é assunto para uma próxima publicação.
12/05/2025 às 15:24 – Por Andros Silva