A assessoria de imprensa da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou ao Blog do Andros que, ontem, 7 de agosto, data em que a Lei Maria da Penha completou 19 anos, o município chegou a 167 dias sem registro de feminicídio. O dado, da Secretaria Executiva da Mulher com base na Secretaria Estadual de Defesa Social, mostra avanço para o município, que ocupa a quinta posição no ranking nacional de crimes violentos letais.
Para o prefeito Lula Cabral, o resultado reflete o compromisso da gestão com a proteção das mulheres. “Nosso governo busca garantir que as mulheres vítimas de violência se sintam protegidas, acolhidas e respeitadas”, disse. A secretária da Mulher, Aline Melo, destacou que a prevenção e a rede de apoio são fundamentais para romper o ciclo da violência.
Ainda de acordo com a assessoria da administração municipal, o Cabo oferece abrigo provisório para mulheres em risco, além de suporte psicológico, jurídico e social pelos Centros de Referência Maria Purcina e Eudina Sobral, e atendimento pelo programa Justiceiras via WhatsApp. A operação Mulher Mais Segura atua nas noites de sexta a domingo, com rondas, visitas e atendimento a denúncias.
Outras ações estão em andamento, como a criação de um espaço para atendimento psicológico e cursos de qualificação profissional. “Mais do que acolher, é preciso garantir que essas mulheres tenham oportunidades reais de reconstruir suas vidas com dignidade e autonomia”, concluiu Aline Melo.
08/08/2025 às 10:46 – Por Andros Silva