Como preparação para a 11ª Conferência Municipal de Saúde – Dr. José Carlos de Lima, que acontecerá na última semana de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde, em ação conjunta com o Conselho Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (21) a primeira de quatro pré-conferências que vão discutir e elaborar propostas à política municipal do setor.
No contexto da pandemia, uma das palestrantes, a sanitarista e auditora de Caruaru Ana Lúcia, destacou a importância da entrega profissional e da solidariedade ao próximo como ferramentas fundamentais no enfrentamento da crise sanitária. “Nós devemos ser colaboradores, a gente tem que assumir, principalmente no período de conferência de saúde, essa missão que a gente tem de trabalhar no Sistema Único de Saúde. A gente tem que trabalhar com amor e sermos solidários”, disse.
As pré-conferências têm a finalidade de discutir os “Desafios do SUS durante e pós- pandemia da Covid-19″, tema do evento, além de abordar os eixos temáticos da área de saúde que serão incluídos no Plano Plurianual 2022-2025 do Executivo municipal.
A segunda rodada de debates acontece nesta quarta-feira (22), na Igreja Anglicana de Gaibu e segue no dia seguinte para o Cras de Ponte dos Carvalhos. Na sexta (24) as rodadas de pré-conferência serão encerradas na Escola Modelo Padre Antônio Melo, na Charneca.
Nessa etapa estão participando usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), conselheiros do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Popular de Saúde e Conselhos Gestores, além de representantes de entidades, sindicatos, movimentos populares e entidades de classe da área da saúde.
As propostas das pré-conferências vão compor o relatório que será levado às plenárias temáticas da Conferência Municipal e submetido à aprovação dos delegados participantes, que serão eleitos durante os encontros desta semana. Serão escolhidos 80 delegados.
21/09/2021 às 21:38 – Com informações da assessoria