Destaques!
São realizadas duas ações: plantão psicológico e orientação profissional. Foto: Divulgação

Alunos de escola pública do Ibura recebem apoio psicológico da UNIT-PE

Diante do momento atual, dos recentes casos de crises de ansiedade coletiva e outras questões comportamentais, alunos de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) estão prestando atendimento gratuito a estudantes da Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra, no bairro do Ibura. A iniciativa conta com a supervisão de professores do curso e acontece na própria unidade de ensino, na comunidade.

Lá, duas ações são realizadas semanalmente. Uma delas são os plantões psicológicos, que ocorrem de maneira espontânea e durante dois dias na semana, nas quintas e sextas-feiras. Os estudantes não precisam marcar horário, basta comparecer quando sentirem necessidade de um suporte psicológico. Outra frente de ação é a orientação profissional, que tem atendido alunos do Ensino Fundamental e Médio e tem desenvolvido atividades semanais para construção e amadurecimento do perfil profissional dos estudantes. 

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Psicologia da UNIT-PE e proporciona aos estagiários, dos Estágios Básico em Psicologia Escolar e Específicos em Clínica, a possibilidade de exercitar os conhecimentos trabalhados em sala de aula e contribuir com a comunidade. 

Reflexos na saúde mental e física

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso Ana Noriko, as ações acontecem desde março e vão até o final deste mês. “Tem sido importante levar esse apoio psicológico a esses jovens que se deparam com diversas situações e, muitas vezes, guardam conflitos dentro de si, gerando reflexos na saúde mental e física e, consequentemente, no seu desempenho escolar”, avaliou. Ana Noriko informou que, a partir do próximo semestre, serão abordadas outras áreas da Psicologia em novas instituições, selando o compromisso social da Psicologia.


07/06/2022 às 14:58 – Por Andros Silva

Compartilhe essa matéria, escolha uma rede abaixo.

Check Also

Feriado de Semana Santa muda horário do comércio do Recife

Divulgação